O Projeto do Parlamento Jovem 2017, iniciativa da Câmara Municipal de Araraquara, organizada pela Escola do Legislativo (EL), está entrando em sua reta final.
A fase de escolha dos projetos e indicações apresentados pelos alunos dos novos anos do ensino fundamental das Redes Municipal, Estadual e Particular foi completada e, na tarde desta segunda-feira (11), os organizadores e os jovens vereadores se reuniram no Plenário da Câmara para um ensaio geral e pré-vivência para a Sessão Ordinária que será realizada na próxima quinta-feira, dia 15. Primeiro foi feita uma dinâmica com os titulares e suplentes, e em seguida explicado pela Coordenadoria da EL e através de vídeo institucional, o que é e como se desenvolve uma Sessão Ordinária.
Os estudantes ficaram sabendo a função da Mesa Diretora e como os integrantes – Presidente, Vice-presidente, 1º e 2º Secretários -, são eleitos. Para espantar o nervosismo, ocuparam a tribuna e apresentaram suas proposituras, quebrando assim, a barreira de falar ao microfone e se ambientar com a realidade do dia a dia da Casa de Leis. Na sequência, efetuarem a eleição da Mesa Diretora que comandará a Sessão do Parlamento Jovem 2017. Foram eleitos: Presidente: Vinícius Ferraz – Emef. Profª Olga Ferreira Campos Vice-presidente: Renan Dias Martins – E.E. Leonardo Barbieri 1º Secretário: Aline Silva de Albuquerque – E.E. Oacyr Antônio Ellero 2ª Secretário: Carlos Eduardo Lujan – Emef. Luis Roberto Salinas Fortes.
A atividade final foi uma visita aos gabinetes dos parlamentares para troca de experiências com os vereadores oficiais. O ensaio foi acompanhado pelos vereadores, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), presidente da Câmara, Roger Mendes (PP) e Rafael de Angeli (PSDB), presidente da EL, que reafirmou ser “interessante saber quais são as atribuições e o que o vereador pode, efetivamente, realizar”. “Espero que todos tenham gostado. Eu gostei muito do que eu vi aqui e na quinta-feira vai ser muito legal”, afirmou.
Publicado em: 11/09/2017 18:02:52