Lei que institui 'Semana de Incentivo à Educação Postural' é sancionada

Projeto é de autoria do vereador Edson Hel

No início da tarde de segunda-feira (4), foi realizada na Prefeitura de Araraquara, a sanção do Projeto de Lei que adiciona ao Calendário Oficial de Eventos do Município a “Semana de Incentivo à Educação Postural”, a ser comemorada anualmente na primeira semana do mês de outubro. “Acredito que muitas escolas não possuem a estrutura com equipamentos ergonômicos adequados para acomodar os estudantes durante o período de aulas. Isso pode ocasionar o desenvolvimento de postura não saudável, o que desencadearia dores e problemas na coluna”, afirmou o vereador. As alterações na coluna que, geralmente, tem origem durante neste período, frequentemente levam aos diagnósticos de cifose, escoliose, lordose e outras patologias relacionas a má postura. Tais deformidades são desenvolvidas na vida escolar nos atos mais rotineiros, como a postura ao sentar que, frequentemente, é relaxada. Ao escrever, a inclinação incorreta da coluna vertebral também se torna um dos grandes fatores que ocasionam o relaxamento da postura. Até mesmo o esforço para carregar a mochila, que por muitas vezes é mais pesada do que a coluna pode sustentar, ocasiona problemas. “Escolas com melhores condições estruturais poderiam minimizar alguns desses fatores, assim como a conscientização da comunidade escolar”, disse Hel. Para ele, é preciso estimular mudanças de comportamento e a melhoraria na qualidade de vida, “não só dos educandos, enquanto adolescentes, mas também dos mesmos na condição de futuros cidadãos.”

Postura saudável

A definição de uma postura saudável ocorre quando as articulações que suportam o peso e os músculos fazem pouco esforço para manter a coluna em posição ereta, visando maior estabilidade e equilíbrio para ações realizadas no dia a dia. Quando este equilíbrio não é alcançado, principalmente em crianças de 8 a 12 anos, é procurada uma postura confortável para a realização de atividades, podendo desenvolver deformidades na coluna vertebral. Deformidades que tem sua origem na infância e na adolescência se não forem diagnosticadas, podem ocasionar lesões crônicas ou patológicas, desenvolvendo maiores problemas na vida adulta. De acordo com a Organização Mundial de saúde (OMS), 85% da população mundial sofrem de dores na coluna. Para ter uma boa postura corporal é necessária a manutenção de três curvaturas normais da coluna: a coluna cervical (região do pescoço), a coluna dorsal (no meio das costas, região torácica) e a coluna lombar (área mais baixa, próxima ao quadril).

Publicado em: 04/09/2017 18:02:37