Vereadores participam da 13ª edição do Dia Nacional do Campo Limpo

Central de Araraquara comemorou sucesso do programa brasileiro de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas

Os vereadores Roger Mendes (PP), Elias Chediek (PMDB), Gerson da Farmácia (PMDB) e Paulo Landim (PT) estiveram na celebração da 13ª edição do Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL). Os parlamentares foram recepcionados por Antonio Tadeu Guerra, da Associação das Revendas de Insumos Agrícolas de Araraquara (Ariar).

Para festejar, a central de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas de Araraquara promoveu o Dia de Portas Abertas, ocasião em que as centrais recebem a comunidade e mostram o trabalho realizado. Aconteceu, ainda, o DNCL na Escola, concurso onde as escolas do entorno inscrevem ações organizadas por seus professores, com o objetivo de promover a conscientização ambiental junto aos alunos, e concorrem a prêmios; e o DNCL Solenidade, evento para homenagear ou receber autoridades.

O que comemorar

O Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas) tem resultados expressivos a comemorar. São mais de 420 mil toneladas de embalagens corretamente destinadas desde 2002, quando o programa entrou em operação. Ao retirar dos campos 94% das embalagens plásticas primárias comercializadas, o Brasil se mantém como líder mundial em destinação adequada desse material. O evento aconteceu em mais de 100 unidades de recebimento de 22 estados do país. Todos os vereadores presentes concordaram com o tema deste ano: “Quando cada um cumpre a sua parte, temos muitos motivos para comemorar”. Vale ressaltar que a data reconhece a importância do envolvimento de todos os elos da cadeia agrícola – agricultores, canais de distribuição, fabricantes e poder público – para o sucesso do Sistema, que tem o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) como núcleo de inteligência.

Sobre o Dia Nacional do Campo Limpo

O Dia Nacional do Campo Limpo foi instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal nº 11.657 de 16 de abril de 2008. Mais de um milhão de pessoas de todo o país já participaram das comemorações; em 2016, foram mais de 70 mil participantes. A celebração da data é realizada pelas centrais de recebimento de embalagens vazias, com apoio do inpEV, seus associados fabricantes de defensivos agrícolas, entidades representativas do setor (Abag, Aenda, Andav, Andef, Aprosoja, CNA, OCB e Sindiveg), organizações públicas (governo municipal e estadual) e privadas, além de outros apoiadores locais.

Sobre o inpEV

Há 15 anos, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. É uma instituição sem fins lucrativos formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores. Mais informações pelo site www.inpev.org.br ou nas redes sociais FacebookYoutube e Instagram.

Assessoria de gabinete do vereador Roger Mendes (PP)

Publicado em: 18/08/2017 18:52:56