Palestra no Centro de Convenção abre Semana do Meio Ambiente

Visualize fotos

A palestra “Cidades Sustentáveis” do professor da Fatec de Jaú, Jozrael Henriques Rezende, marcou a abertura da Semana do Meio Ambiente, na Sala Multiuso do Centro Internacional de Convenção “Dr. Nelson Barbieri”, na noite da segunda-feira (5). Com o objetivo de discutir sustentabilidade, a Semana é promovida pelo Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), por meio da Diretoria de Gestão Ambiental, e contará com diversas atividades até sexta-feira (9).

Segundo o diretor de Gestão Ambiental do Daae, Helton Galvão, “o projeto é importante, já que temos essa preocupação com o meio ambiente e o Daae tem a vocação para tocar esse assunto que é bem complexo. Mas a melhor forma de discutir uma política ambiental eficiente é interagindo e debatendo com a sociedade”. “Cada dia aprendemos mais com o meio ambiente, e essa discussão é muito importante para sabermos como lidar com ele”, completou o superintendente do Daae, Wellington Cyro de Almeida Leite, que será um dos palestrantes na quarta-feira (7). Representando a Câmara Municipal, o vereador Elias Chediek (PMDB) destacou que “precisamos discutir melhor a questão do meio ambiente e conscientizarmos mais as pessoas. Algumas coisas já foram feitas, mas temos muitas para fazermos ainda, como é o caso do lixo de nossa cidade, por exemplo, e a Câmara é parceira da Prefeitura nisso”.

“Que essa seja nossa primeira iniciativa e que possamos, a cada ano, pensar em como debater ainda melhor a sustentabilidade. O grande desafio é envolver a sociedade. Que essa Semana chegue às escolas e mobilize também os alunos na questão da educação ambiental. Esse debate tem que chegar efetivamente à sociedade”, entende o prefeito Edinho Silva (PT). Na palestra, Jozrael Henriques Rezende lembrou que a sustentabilidade está ligada aos recursos naturais, mas também com a qualidade de vida do cidadão. “Esse nosso modelo de desenvolvimento é falido, não há limite para a ganância, e nós acabamos pagando o pato. O que adianta desenvolver meu município e não combater a violência, por exemplo? A relação das pessoas com o meio ambiente tem que se dar de forma amigável. A pobreza é inimiga do meio ambiente, pois as pessoas vão morar onde não deviam, em locais com condições precárias... Não se faz sustentabilidade sem justiça social”, enfatizou o professor da Fatec de Jaú.

A programação da Semana do Meio Ambiente inclui, ainda, os seguintes eventos:

- 06/06 (terça-feira), das 8 às 10 horas, palestra “Lixo. Eu tenho tudo a ver com isso!”, no Centro de Referência de Assistência Social “Beatriz Rama Porsani”, na Rua Lázaro Aranha do Amaral, nº 268, no Cecap.

- 07/06 (quarta-feira), às 19h30, palestra “Diagnóstico Socioambiental da Bacia de Captação do Ribeirão das Cruzes”, com o superintendente do Daae, Wellington Cyro de Almeida Leite, na Sala Multiuso do Centro Internacional de Convenção, na Rua Ivo Antonio Magnani, nº 430, Fonte Luminosa.

- 08/06 (quinta-feira), das 8h30 às 11h30, vídeo educativo “A Gota Borralheira”, no Centro de Educação e Recreação “Maria José Pahin da Porciúncula”, na Rua Lourenço Rolfsen, s/nº, Jardim Iguatemi.

- 09/06 (sexta-feira), às 19h30, palestra “Qual a cidade que queremos?”, com Luciana Márcia Gonçalves, Roberta Assef e Simone Cristina de Oliveira, na Sala Multiuso do Centro Internacional de Convenção.

Estiveram presentes também os vereadores José Carlos Porsani (PSDB) e Juliana Damus (PP); o diretor técnico e operacional do Daae, José Braz Scognamiglio; o diretor administrativo e financeiro do Daae, Marcos Robinson Isidoro da Silva; o gerente de resíduos especiais, Marcos Scalize; o coordenador de políticas de Igualdade Racial, Luiz Fernando Andrade; e a assessora de políticas LGBT, Filipe Brunelli.

 

Como participar

Os interessados devem chegar com antecedência para realizar a inscrição. Serão emitidos, via e-mail, certificados por participação.




Publicado em: 05/06/2017 21:13:34