Com participação popular, Conferência Municipal de Saúde será em agosto

Informação foi dada aos vereadores em reunião na Câmara

A fim de receber informações e esclarecimentos a respeito do setor de saúde pública do munícipio, os vereadores de Araraquara participaram, nesta quinta-feira (1), da reunião mensal com representantes da Secretaria de Saúde na Câmara Municipal. O encontro é organizado pela Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, composta pelos parlamentares Gerson da Farmácia (PMDB) - presidente, Paulo Landim (PT) e Zé Luiz (PPS).

A vacinação contra a gripe foi um dos tópicos da discussão. Os vereadores questionaram se os idosos dos asilos e casas de repousos da cidade já foram imunizados. Segundo a coordenadora de Vigilância e Saúde, Joice Nogueira, todos esses estabelecimentos foram contemplados pela campanha.

Espera por exames

Outro tema abordado foi a fila de espera para a realização de alguns exames médicos. “Nós estamos amenizando esse problema, a partir do uso de recursos próprios. Aos sábados, por exemplo, começamos a fazer 25 ultrassonografias de mama para desafogar a demanda”, afirmou o coordenador de Atenção Especializada, Edison Filho.

Os parlamentares também pediram explicações sobre como é feita a substituição de médicos no período de férias e foram informados de que profissionais folguistas serão contratados com essa finalidade.

Conferência de Saúde

Filho informou ainda que a Conferência Municipal de Saúde será nos dias 11 e 12 de agosto. “Será o momento de a população apontar os problemas da saúde para discutirmos juntos qual serão as prioridades, os caminhos tomados e as políticas públicas a serem adotadas”.

Também participaram da reunião o presidente da Câmara Municipal Jéferson Yashuda (PSDB), os vereadores Edio Lopes (PT), José Carlos Porsani (PSDB), Rafael de Angeli (PSDB) e Roger Mendes (PP); os coordenadores da Secretaria de Saúde, Ezequiel Rios Ariza e Fernanda Teixeira Rodrigues (Urgência e Emergência), Edivaldo Alves Trindade (Avaliação e Controle), e Élide Maria Inforsato (Gestão da Saúde).

Publicado em: 01/06/2017 13:36:00