Biografia do ex-vereador e 5º presidente, Otto Ernani Müller

Visualize fotos

Biografia

Otto Ernani Müller nasceu em 11 de abril de 1913, na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Filho de Carlos Guilherme Otto Müller e Martha Elizabeth Finger Müller. Jovem ainda, chegou à cidade de Araraquara e foi contratado para trabalhar na Usina Tamoio na função de almoxarife. Casou-se com Diva Manetti Müller em 1939, na cidade de São Carlos e dessa união nasceram os três filhos: Antonio, Ana Maria e Pedro. Nesse tempo, residiu em uma das casas na Usina Tamoio por 40 anos, trabalhando com empenho e dedicação na execução de suas funções, sendo reconhecido ao longo dos anos e galgando uma carreira ímpar, aposentando-se como vice-gerente. Aposentado, senhor Otto Müller mudou-se com a esposa para uma casa em nossa cidade, permanecendo por aproximadamente 2 anos, e após esse período, fixou residência na cidade de São Paulo, onde residiam os filhos Antonio e Ana, ambos já casados.

 

Vida política

Entrou na política nas eleições de 1951 e foi eleito vereador para exercer a vereança na 2ª Legislatura, durante o período de 1952-1955. Concomitantemente, trabalhava na Usina Tamoio e exercia o cargo de vereador. Foi eleito para o cargo de presidente nesta Casa de Leis para a gestão de 1955, época em que o mandato da Mesa Diretora era de somente 1 (um) ano. Desempenhou de forma ímpar suas atribuições no Legislativo araraquarense. Na 3ª Legislatura, 1956-1960, exerceu por um tempo a vereança na qualidade de suplente convocado, tomado posse em 01/09/1956, em virtude licença de vereador.

 

Prefeito

Durante o exercício do cargo de presidente do Legislativo, por ocasião da licença do então prefeito Pereira Lima, exerceu com dinamismo e competência o cargo de prefeito do município de Araraquara por duas vezes:

 

Falecimento

Foi com profundo pesar que o  nosso município recebeu a notícia do falecimento do senhor Otto Ernani Müller, ocorrido em 9 de outubro de 1979,  aos 66 anos de idade, na cidade de São Paulo, sendo enterrado no Cemitério de Congonhas daquela cidade.

 

Homenagens póstumas

Foi homenageado pelo Poder Legislativo, denominando via pública por meio do Decreto Municipal nº 4.214/1979.

Denomina Avenida OTTO ERNANI MÜLLER, a via pública da sede do Município conhecida como Avenida Jaguaré, do loteamento Jardim Tamoyo, que tem o seu início na Rua Jussara, e o seu término além da Rua Japí, na divisa da propriedade dos herdeiros de João Gomes Paixão.

Visita da filha Ana Maria ao Memorial da Câmara

Em 30 de janeiro de 2017, Ana Maria Müller Lairana, acompanhada de seu esposo Klever Lairana Sejas, fizeram uma visita ao Poder Legislativo, em busca de resgatar a trajetória política do seu falecido pai "Otto Ernani Müller".

 

Texto/matéria: Silvia Gustavo/Memorial

Fontes:




Publicado em: 05/06/2017 09:56:16