Atividade esclareceu população sobre forma correta do uso de medicamentos

Mutirão percorreu unidades de saúde depois de lei criada pelo vereador Edson Hel

Terminou na sexta-feira (5), as atividades da Semana do Uso Correto de Medicamentos. A data foi criada recentemente no calendário oficial de eventos do município, por autoria do vereador Edson Hel, com o objetivo de alertar a população quanto aos riscos causados pela automedicação. As equipes foram compostas por alunos dos cursos de enfermagem da Uniara e da Unesp, que prestaram informações à população, percorrendo as unidades de saúde do Jardim América, Selmi Dey 4, Parque São Paulo, Assentamento Monte Alegre, Santa Angelina, Yolanda Ópice e Selmi Dey 1. A dinâmica foi sempre a mesma: abordar o cidadão, fazer-lhe perguntas sobre o uso de medicamentos e esclarecê-lo sobre a melhor forma de fazer este uso com segurança, para que assim o remédio tenha o melhor efeito possível no tratamento.

Campanha importante

Segundo a professora Patrícia Bernardi, da Uniara, as maiores dúvidas das pessoas que passaram pelo serviço estão na forma de consumir o medicamento. “Muitos deles não respeitam os horários. Só pegar o medicamento e não saber como toma-lo corretamente acaba não tendo efeito algum no tratamento. A campanha é muito importante para a conscientização da população”, assegurou.

Bianca Alino, aluna do curso de enfermagem da Uniara, compreende que é preciso que se dê mais atenção ao uso de medicamentos. “Tomar os medicamentos no horário certo, de forma correta é muito importante para o tratamento. É preciso ter mais atenção com isso”. A moradora da região do Yolanda Ópice, Quésia Machado, disse que aprendeu a utilizar melhor os remédios. “Eu tomava minha medicação totalmente errado. Tomava cada dia num horário diferente. Agora vou começar a medicação de forma certa”.

Demanda apresentada por profissionais da saúde

Depois de conversar com profissionais que atuam na saúde e ser alertado que havia a necessidade de uma campanha de conscientização e esclarecimento, o vereador Edson Hel buscou parcerias com a Uniara, Unesp, Conselho Regional de Farmácia e secretaria municipal da Saúde para institui no calendário de eventos “A Semana do Uso Correto de Medicamentos”. Foram criados panfletos informativos e as equipes foram formadas para a atividade. “Graças ao esforço de todos a semana foi um sucesso. E ainda pretendemos melhor ainda mais o projeto para as próximas atividades”, concluiu.

Publicado em: 08/05/2017 20:57:23