Para debater o Memorial da Imprensa, proposto na Tribuna Popular da Sessão Ordinária do dia 28 de março pelo historiador Rogério Belmiro Tampellini, o vereador Roger Mendes (PP) se reuniu com o proponente, a coordenadora de Cultura, Fabiana Virgílio, e com a gerente de museus, Virgínia De Gobbi, na Casa da Cultura, na tarde da segunda-feira (10).
“Estou sendo um porta-voz da solicitação, pois cabe ao Executivo a realização do projeto. Inclusive, na última Sessão (4 de abril), a vereadora Thainara fez um requerimento sobre o assunto”, explicou Mendes.
Tampellini lembrou que é possível executar o projeto “sem gastar nada, aproveitando uma sala ociosa, como da Estação Ferroviária. São diversas máquinas da década de 1930 do jornal ‘O Estado de São Paulo’ que estão na ‘Folha da Cidade’ desde a década de 1980. A ‘Folha da Cidade’ se modernizou, está com a gráfica e sem espaço, e acabou colocando tudo em uma sala”, lembrou. “As máquinas seriam o início. Poderíamos incluir fotos, jornais antigos, da ferrovia e de associações de bairros. A ideia é resgatar essas memórias. Tendo um local específico, seria uma iniciativa de sucesso”, completou o historiador.
Fabiana elogiou a iniciativa, mas destacou a importância de uma organização dos materiais para que a sala não vire um depósito, como acaba acontecendo em muitos casos. “Essa conversa pode ser feita com as nossas universidades. Precisamos avaliar o material com um museólogo, um especialista. Na próxima semana, vamos à ‘Folha da Cidade’ para ver como poderíamos receber esse material. Tudo o que é patrimônio, temos interesse. Estamos implantando uma política de aproveitamento e descarte.”
O vereador entende que é muito importante a preservação da memória. “Vamos colaborar da melhor forma possível para que esse projeto dê certo“, finalizou.
Publicado em: 11/04/2017 17:55:27