No último dia das celebrações do Mês da Mulher na Câmara Municipal, diversas mulheres estiveram presentes no Plenarinho e no estacionamento do Legislativo na manhã da sexta-feira (31) para o workshop “Defesa pessoal para mulheres”, promovido pela Escola do Legislativo e ministrado pelo mestre Emerson Cinti, da Escola de Kung Fu Garra de Águia.
Cinti respondeu diversos questionamentos do público, demonstrou algumas formas possíveis de defesa, mas destacou que defesa pessoal é estar sempre preparado, atento, antever o que pode acontecer, e isso é treinamento, é prática. “A defesa pessoal acontece quando tudo falhou, ela independe da sua força. Precisamos criar um círculo de proteção. Com o tempo vira algo normal, sem paranóia, torna-se algo da nossa rotina”, afirmou.
“Se não sentir o perigo na hora que for abordado, nada vai adiantar minha habilidade, estarei de mãos amarradas. Terei que saber ficar calmo e evitar algumas situações. Defesa pessoal é um estado de espírito no momento”, completou.
O mestre de Kung Fu também explicou que “devemos olhar no olho, pois o criminoso não quer ser visto, não quer ser reconhecido. Ele também tem medo e quer evitar isso, vai procurar uma vítima mais fácil. O olhar é muito importante, mostra superioridade no momento. Temos que usar o ambiente a nosso favor”, finalizou.
Com mais de 30 anos de experiência nas artes marciais, além de mestre de Kung Fu na Escola de Kung Fu Garra de Águia, Emerson Cinti é presidente sul-americano da The World Kuo Shu Federation e diretor de desenvolvimento do Instituto Li Wing Kay de Arte e Cultura Chinesa.
Publicado em: 31/03/2017 17:03:05