Vereador pede ampliação do serviço realizado pela Incubadora de Empresas de Araraquara

A fim de incentivar o empreendedorismo por meio de políticas públicas, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) solicitou, na terça-feira (28), um estudo ao Executivo, visando a ampliação do processo de incubação já existente em Araraquara.

Os serviços da Incubadora destinam-se a micro e pequenas empresas com possibilidade de crescimento e englobam consultorias, treinamentos e acompanhamento, com o objetivo de fortalecer e expandir os negócios.

Instalada na Avenida Jorge Fernandes de Mattos, nº 311, no VIII Distrito Industrial de Araraquara, a Incubadora atende, atualmente, 20 empresas, em parceria com a Unesp e a Prefeitura.

Em decorrência da crise financeira no país, muitas pessoas perderam seus empregos e desejam abrir seu próprio negócio. “Esse projeto é fundamental para a geração de renda no município, pois auxilia os pequenos empreendedores a terem sucesso. Essa iniciativa precisa ser ampliada, por isso solicitamos esse estudo”, destacou Angeli.

Processo de incubação e suas etapas de desenvolvimento

A primeira fase é caracterizada pelo arranjo das ideias, na medida em que se desenvolvem os negócios, onde as empresas são acompanhadas de perto pela Incubadora, com o objetivo de dar o suporte necessário para o empreendimento. A Incubadora trabalha com as ferramentas acima citadas (consultorias, treinamentos, além de outros acompanhamentos) e, na sequência, inicia sua fase de “graduação”, onde a obtém a “maturidade” necessária para sobreviver no mercado.

“Desta maneira podemos decretar que o empreendimento ‘nasceu’, pois finalmente foi-lhe assegurado o ‘direito à vida’. Entretanto, após toda essa performance, as incubadoras, assim como as empresas, passam a enfrentar novos desafios”, justifica o parlamentar.

Alguns indicadores de salubridade são avaliados, como as fontes de recursos estabelecidas (a empresa precisa ter disponibilidade de capital quando fechar o caixa no final do mês), o design organizacional (layouts, fluxograma e definições funcionais), as políticas de condução dos negócios (missão, visão e valores), o suporte institucional (relações sociais bem definidas, principalmente para com o poder público) e o staff personalizado (pessoas especializadas em cada portfólio ofertado), além de outros.

Publicado em: 30/03/2017 22:00:48