Em visita ao posto de saúde do Jardim Brasil, vereador encaminha reivindicações de funcionários e usuários

O presidente da Comissão Permanente de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social da Câmara de Araraquara, Gerson da Farmácia (PMDB) visitou, na quinta-feira (23), a Estratégia de Saúde da Família (ESF) “Doutor Syrthes de Lorenzo”, localizada no Jardim Brasil, região Leste da cidade. O parlamentar foi recebido pelo doutor Phelipe Calixto, médico da unidade.

Durante a passagem pela unidade, o parlamentar conversou com funcionários e usuários para saber sobre o atendimento que é realizado e se colocou à disposição. A unidade atende cerca de 800 pessoas ao mês, somente em consultas médicas, divididas em duas equipes de Saúde da Família.

“Nosso objetivo com essas visitas é nos colocar à disposição de vocês, para que possamos destravar as diferentes demandas que aparecem no sistema público de Saúde”, explicou o vereador.

Já Phelipe Calixto afirmou que é importante ter uma presença maior da Câmara conferindo o andamento e funcionamento das unidades de Saúde, podendo ser aliada na solução de problemas para a comunidade.

“Nosso trabalho tem uma vertente comunitária, próxima da realidade da população e sempre precisamos de pessoas que ajudem o próximo com o mesmo amor que nós cuidamos”, afirmou o médico da unidade.

Tabagismo

Um dos projetos trabalhados pelos profissionais que atuam na unidade de Saúde do Jardim Brasil é relacionado ao tratamento do tabagismo. Com uma equipe especializada no tema, são oferecidas sensibilizações, tratamentos e até medicamentos para o combate ao consumo de fumo.

De acordo com Calixto, de 60 a 80% das pessoas que participam do projeto deixam de fumar. Ainda de acordo com a explicação, o projeto já funciona há cerca de dois anos e todas as unidades de Saúde de Araraquara podem oferecer encaminhamento para o tratamento.

Publicado em: 23/03/2017 21:02:28