Comissão Especial de Estudos organiza Comissões Temáticas do Parque dos Trilhos

[caption id="attachment_33958" align="alignright" width="300"]chediek Elias Chediek: a prioridade é elaborar um Plano Diretor para o Parque dos Trilhos[/caption]

As discussões para a implantação do projeto “Parque dos Trilhos” avançaram mais um pouco na tarde da última quarta-feira (15), quando a Comissão Especial de Estudos (CEE) realizou, no Plenário da Câmara, uma reunião para organizar as Comissões Temáticas que estudarão áreas específicas. “Como mudou o governo, tivemos de refazer as comissões, completando os seus dados. Foi um panorama de mudança muito rápido, para agregar os novos profissionais que passaram a fazer parte da Prefeitura”, explicou o presidente da CEE, Elias Chediek (PMDB), que conduziu o encontro, acompanhado pelos demais membros da Comissão, os vereadores Edson Hel (PPS) e Paulo Landim (PT).

São cinco as Comissões Temáticas: Mobilidade Urbana, Meio Ambiente/Drenagem, Patrimônio Histórico, Institucional e Planejamento. Cada uma conta com profissionais especializados nas áreas de interesse, provenientes da Prefeitura, de universidades (Unesp, USP, Unip e Uniara), de instituições comerciais, turísticas e voltadas à conservação do patrimônio histórico, além de arquitetos, engenheiros, estudantes e professores universitários. Representantes de todos esses setores estiveram presentes à reunião. “Este ano agregamos muitos valores novos, cujo vasto conhecimento será fundamental para a elaboração e a implantação do projeto”, apontou Chediek.

[caption id="attachment_33959" align="alignleft" width="269"]felix Felex: o habitante de Araraquara só tem a ganhar com a iniciativa[/caption]

Um desses novos valores é o engenheiro civil, mestre em hidráulica, mestre e doutor em transportes e professor titular da USP José Bernardes Felex, que observou: “É muito gostoso chegar a uma cidade como Araraquara e ver que há vontade política, principalmente da parte da Câmara Municipal – representada pelos três vereadores presentes a este encontro –, de se antecipar às necessidades da cidade, no que tange às melhorias e ao aproveitamento dos recursos que poderão chegar. No caso do Parque dos Trilhos, quando esses recursos estiverem disponíveis, existindo as complementações do Plano Diretor, além da vivência que o tempo e as discussões propiciam, as coisas ficarão efetivamente mais rápidas, pois não se estará começando do zero, mas, sim, continuando um processo com o qual o habitante do Araraquara só terá a ganhar”.

Quanto às próximas etapas, Chediek adianta que “a expectativa é conseguirmos ter um Plano Diretor pré-definido, uma legislação que venha para votação na Câmara Municipal, contendo ações específicas para o Parque dos Trilhos”. A secretária de Desenvolvimento Urbano, Luciana Márcia Gonçalves, fez questão de confirmar o interesse da Secretaria em participar da elaboração do Plano Diretor. “Consideramos importante voltar às discussões do Parque dos Trilhos, no âmbito da Câmara Municipal e em audiências públicas, para debater formas de gestão, plano estratégico e conciliação de projetos. Um Plano Diretor específico para essa área é importantíssimo, e estamos à disposição para trabalhar com vocês”, declarou.

Sobre o Parque dos Trilhos

O projeto tem como principal objetivo requalificar a área atualmente ocupada pelo trecho da via férrea, pátio de manobras e manutenção a serem desativados, integrando a mesma ao tecido urbano da cidade e às áreas de fundo de vale do Córrego do Ouro e Pinheirinho, por meio da formação de um anel verde, de aproximadamente 15 km de extensão, que proporcionará a continuidade e complementaridade dos serviços públicos, dos sistemas naturais e de lazer.

Além da preservação e recuperação das áreas de proteção ambiental, o projeto possibilitará a ampliação de espaços livres de uso público voltados a lazer, cultura, contemplação, turismo e prática de esportes, além de proporcionar melhorias no sistema de drenagem e na mobilidade urbana através de novas ligações com a Vila Xavier, implantação de ciclovias e do Veículo Leve sobre Trilhos – VLT.

Confira fotos da reunião no site: https://flic.kr/s/aHskR5JEyF

Publicado em: 17/03/2017 16:09:27