Vereador e secretário de Obras visitam Jardim das Gaivotas

Os usuários da Rua Sílvia Segnini, no Jardim das Gaivotas, vêm enfrentando grandes transtornos para acessar as cerca de vinte empresas ali instaladas. A rua de terra está totalmente esburacada, dificultando a circulação de empresários, funcionários e motoristas de carros e caminhões que precisam frequentar a área cotidianamente. A fim de verificar as condições das ruas e buscar soluções conjuntas, o vereador Edson Hel (PPS) visitou o local, acompanhado do secretário de Obras e Serviços Públicos, João Bernal, na tarde de segunda-feira (6). “Há muitas empresas ali, gerando renda e empregos, que são obrigadas a trabalhar em condições absurdas”, declara o parlamentar.

Rogério Augusto dos Santos tem sua oficina ali há um ano. “Foi sempre assim. Aí, em janeiro, os empresários daqui se juntaram e fizeram a manutenção da rua por conta própria. Ficou tudo bonito, lisinho... até a primeira chuva. A água foi passando e lavando tudo, até chegar lá embaixo, no rio”, conta Santos, que aponta também problemas com o carro. “Para a lama, eu nem ligo. Mas os buracos acabam com o carro. E volta e meia alguém encalha aqui.”

Na rua paralela, a Atanázio Fernandes Júnior, os problemas se repetem. Ali os empresários uniram-se para improvisar uma espécie de barranco de pedras. “Foi o único jeito. Antes, a água entrava em todos os barracões aqui embaixo”, explica Edilson Santos, proprietário de uma empresa de serviços de manutenção de bombas, apontando o pátio da oficina do outro lado da rua, repleto de caminhões. Ele mostra ao secretário que a inclinação da rua favorece o acúmulo de água na sua porta. “Se fizermos o corte para o outro lado, o volume da água vai se dividir e não vai alagar as empresas”, sugere, e João Bernal concorda. “Esses encontros são uma boa oportunidade para analisarmos os problemas e buscar soluções conjuntas”, acredita Bernal. “Enviaremos uma equipe para avaliar as possíveis soluções mais imediatas, de acordo com os recursos disponíveis”, adianta.

Edson Hel encaminhou uma indicação à Prefeitura solicitando a manutenção das ruas da área. “É necessário utilizar piçarra e uma máquina niveladora, para começar, e dar condições de circulação aos usuários dessas vias”, conclui.

Rua Humaitá

O vereador e o secretário também averiguaram as condições asfálticas da Rua Humaitá, no cruzamento com a Avenida Sete de Setembro. Edson Hel havia recebido reclamações de lojistas locais relacionadas a afundamentos do asfalto em, pelo menos, três pontos. Os comerciantes estão preocupados porque o primeiro deles tinha chegado a se abrir, tornando-se um grande buraco que apresentava riscos para carros e, principalmente, motos. “Ele começou como esses aqui, um rebaixamento que foi aumentando”, conta o comerciante José Roberto Ângelo, que acrescenta: “Eu, que estou aqui todo dia, vejo esses pontos cada vez mais fundos aos poucos. Por isso, fico realmente preocupado”.

Bernal acredita que a questão possa estar relacionada à compactação do solo após serviços de manutenção. “Vamos verificar as causas do problema para decidirmos qual é a melhor solução”, afirma o secretário. O vereador Edson Hel encaminhou, na semana passada, uma indicação à Prefeitura pedindo providências para a Rua Humaitá. “Precisamos ficar atentos, pois é uma região de trânsito intenso, onde é fundamental que se possa circular com segurança”, avalia.

Publicado em: 07/03/2017 18:20:23