Geração Y é a geração das pessoas que nasceram após os anos 80, conhecidas também por geração do milênio ou geração da Internet. Os Y de Araraquara ganharam um grande aliado relacionado à educação: é a plataforma Geekie Lab, apresentada em 2014 pelo vereador Farmacêutico Jeferson Yashuda (PSDB), junto com Erick Hanai (Geekie) e que agora implantada, está aumentando o desempenho dos alunos das escolas da rede municipal. O projeto é o ensino adaptativo em forma de jogos para os alunos de nono ano. E na tarde desta terça-feira, 21/6, o parlamentar acompanhou na sede da Secretaria de Educação, o treinamento dos professores que serão os multiplicadores em sala de aula. Stella Melaragno, Gerente do Projeto, afirmou que a plataforma está disponível há poucos meses, mas os alunos estão mostrando grande interesse, pois podem competir e estudar em casa. “Não só os alunos gostam, mas os professores também, uma vez que a plataforma os ajuda a falar a mesma linguagem dos estudantes e torna a sala de aluna mais interativa, participativa e mais dinâmica com essa tecnologia”, assegura. Yashuda lembra que até agora somente escolas particulares de São Paulo tinham acesso ao programa, mas através de uma parceria firmada entre a Prefeitura e a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), que buscou recursos junto BNDES, a implantação foi possível em Araraquara.
A CPFL vê o projeto como uma grande oportunidade de fortalecer o aprendizado dos jovens, e para Jorge Cristiano Matsumoto, Gerente de Negócios da empresa, “a CPFL faz uma aproximação com o poder público e colabora no desenvolvimento prático e de aprendizagem, o que deve gerar ótimo desempenho nas provas do Enem e em vestibulares. A Educação vai ganhar bastante” acredita.
O Geekie Lab gera material pedagógico para leitura e em audiovisual, ao final gera questionários. De acordo com os resultados, a plataforma gera um novo material programático com ênfase onde o aluno não teve o desempenho desejado. Quanto mais acesso, mais aprendizado, e ele estuda o que tem mais dificuldade. A novidade é que na sexta-feira (17) foi lançado um aplicativo de celular para alunos do nono ano, para que eles possam ficar “plugados” e focados nos estudos. Na visão da Secretária de Educação, Arary Ferreira, a promoção dessa interatividade com a era digital é importante, uma vez que “com ela pode-se corrigir algumas falhas e promover a igualdade entre os alunos das escolas municipais e estudantes do ensino particular. Assim, todos poderão ter as mesmas chances na vida”, diz.
Yashuda destaca a forma como o projeto foi recebido e implantado em Araraquara, o que contribuiu para que hoje a rede possa colher bons frutos. “A nossa visita é para acompanhar, mas também como forma de reconhecimento pelo trabalho que é feito pela equipe da Arary com essa geração Y, tão “antenada” através do Tablet, do smartphone e do computador”, reiterou, avaliando que “essa é uma ferramenta que pode qualificar e estimular a garotada a estudar, resultando em um futuro promissor”, finaliza.
Publicado em: 22/06/2016 00:37:32