Memórias da Professora Eulalia Schiavon - Festa da Ginástica

Visualize fotos

A realização surgida no inicio da década de 50, a Festa da Ginástica é relembrada no Saguão Servidor Euripes Ancelmo da Câmara Municipal de Araraquara através de “banners” e fotografias, acervo particular da professora Eulália Schiavon, idealizadora, junto com o professor Julio Mazei do evento. Eulália Schiavon guarda fotos e “banners” da Festa da Ginástica (nove) que se encontram em exposição, relembrando com professores e ex-alunos o passado, mas também na busca de espaço para que estas verdadeiras relíquias do esporte araraquarense encontrem lugar adequado para guarda.

 

A lição da professora

Em seu discurso de agradecimento a professora Eulália Schiavon assim falou. Festa da Ginástica – Meus amigos e minhas amigas. Juntando a emoção do saudosismo com a alegria que a lembrança me desperta das festas que marcaram época na cidade, revivo na memória, todos os acontecimentos. Revendo fotos dos meninos e meninas daquela época que brilharam nas apresentações, os vejo hoje ainda brilhando como profissionais competentes, médicos, advogados, engenheiros, dentistas, professores, empresárias, deputados, vereadores e prefeito, chegando um deles o desembargador federal (Sidney Sanches). Caminhamos juntos na formação deles, parte pedagógica e as atividades físicas. Desde o início das nossas Festas da Ginástica nos propusemos não apenas a apresentar o fruto de nosso trabalho diário, mas também o que de melhor houvesse no País no campo das modalidades esportivas.

 

ASSIM TIVEMOS-Equipe de elite de Ginástica moderna- Grupo de Ilona Peuker, campeã Olímpica de Ginástica feminina – Rio de Janeiro. -Federação Paulista de Ginástica em Aparelhos – São Paulo. -Federação Gaucha de Ginástica em Aparelhos – Porto Alegre. -Equipe de Elite da Escola de Educação Física da Força Pública, hoje Polícia Militar do Estado de São Paulo. -Parque Infantil “Presidente Dutra”, onde vivenciamos o campeonato Brasileiro de Ginástica Solo. -São Paulo, em que se sagraram tricampeões em Ginástica de Solo os atletas – José Roberto Papa, na modalidade masculina e Eni Machado, modalidade feminina. -Reunião das 3 escolas de Educação Física existentes na época e ainda a Escola de Educação Física da Força Pública, atual Polícia Militar. -Em matéria de bandas, trouxemos as mais famosas da época: *Corporação musical da Força Pública do Estado de São Paulo. *Banda de Limeira. *Extraordinária Banda Marcial de Jaú.

O serviço de som foi o da melhor qualidade, pois conseguimos a colaboração de Paulo Machado de Carvalho, na época proprietário da Rádio e TV Record que enviou a aparelhagem  da emissora, gerando som perfeito no estádio da Associação Ferroviária de Esportes. A festa não ficou restrita a nossa cidade, envolveu também alunos das escolas da região tais como Matão, Taquaritinga, além das escolas de Educação Física já citadas. Vamos imaginar que estávamos em uma pista de atletismo correndo uma prova de 4X100. Cada um faz seu percurso e passa o bastão para o corredor seguinte. Todos correm o mesmo percurso, na final, terminada a prova, a alegria é de todos, porem sem deixar o bastão. Agora é a vez de vocês tomarem o bastão com coragem, vamos adiante com alegria. Vamos lembrar que os Jogos são uma coroa de flores com que se prende a juventude. Agradeço a presença de todos e vamos correr os 100 metros com muita coragem e amor.

Estiveram presentes os vereadores Elias Chediek (PMDB), Edna Martins (PSDB), William Affonso (PDT), José Carlos Porsani(PSDB), Gerson da Farmácia(PMDB), Jair Martineli(PMDB), João Farias(PRB), Dr Lapena (PP).




Publicado em: 18/05/2016 21:15:14