Câmara Municipal de Araraquara realiza palestra sobre tecnologia 3D

Visualize fotos

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Elias Chediek (PMDB), participou da palestra sobre “Impressão 3D e suas aplicações”, promovida pelo Legislativo na tarde da quarta-feira (4). O vice-presidente, vereador Rodrigo Buchecinha (SD), também esteve presente.

Muito se fala sobre as últimas tecnologias para impressão de objetos tridimensionais – as famosas impressoras 3D. Contudo, percebendo que algumas pessoas ainda possuíam algumas dúvidas em relação ao assunto, os profissionais Rodrigo Gigliotti e Eduardo Candreva proferiram a palestra didática para sanar dúvidas sobre o tema.

Dando uma rápida apresentação acerca das primeiras tecnologias e conceitos de impressão tridimensional, os profissionais simplificaram o funcionamento do aparelho para quem ainda o considerava um bicho de sete cabeças. “É como um fatiador de frios. Uma impressora 3D, na verdade, imprime várias camadas 2D bastante finas e vai cortando-as para formar o objeto pretendido”, afirmou Eduardo.

Diferente do que muitos acreditam, imprimir objetos tridimensionais não se resume a simplesmente apertar um botão e ver a máquina trabalhando sozinha. “Essa imagem é algo que deve ser erradicada da mente das pessoas. Cada impressora 3D necessita de suas próprias configurações antes e durante a impressão, e é justamente por isto que o nosso foco agora é criar soluções que facilitem essa manutenção ao público geral”, explica Rodrigo.

Para Chediek a tecnologia vislumbra um mercado em potencial. “Já existem diversos modelos prontos de objetos que vão desde pequenos bonecos até peças complexas de engenharia. Atualmente, o uso de peças feitas em impressoras 3D está sendo difundido no uso de próteses ósseas, reconstituição facial e maquetes. De uma forma geral, obedecendo aos limites de alcance dos eixos da impressora, não há objetos que não possam ser transformados em real. Isso é magnífico”, destacou.




Publicado em: 05/05/2016 14:43:40