'Patrulha agrícola foi obtida, mas não atende assentados'

Visualize fotos

O vereador Edio Lopes (PT) esteve reunido na manhã de sexta-feira (15) com o secretário municipal de Agricultura, Fernando Guzzi, e os responsáveis pela Cooperativa Mista Agropecuária do Assentamento Bela Vista (Coobela) para cobrar do município soluções aos problemas de manutenção das estradas rurais e ao uso de equipamentos de três patrulhas agrícolas. As máquinas agrícolas foram adquiridas com verbas parlamentares federais conseguidas pelo vereador e estão paradas, não atendendo as necessidades dos assentados.

Lopes reforça que o município tem a obrigação de colocar as máquinas à disposição dos assentados para que as mesmas atendam às suas necessidades. “Temos que fazer um termo de cooperação com as cooperativas dos assentamentos e a Prefeitura para que as mesmas possam ter à disposição estas máquinas, e com isso, resolver problemas de conservação das estradas e de produção agrícola dos assentamentos”, diz. “São 203 famílias que moram no Bela Vista do Chibarro, e este entendimento entre a Prefeitura e a cooperativa fará com que o escoamento da produção do assentamento administrado pelas cooperativas melhore muito, e isso terá grande impacto nas regiões de Araraquara, Ribeirão Preto e São Carlos, além de melhorar a qualidade de vida dos assentados”, ressaltou Lopes.

O parlamentar reforça que a partir do momento em que o trabalho desenvolvido com estas máquinas agrícolas for administrado pelas cooperativas o desenvolvimento e a sustentabilidade serão cada vez maiores.

Ao final da reunião, foi acertado um novo encontro para a próxima semana, para que as cooperativas apresentem as documentações necessárias, legitimando as responsabilidades de cada parte e assim fechar uma parceria junto a Secretaria Municipal de Agricultura. A partir daí, elas se tornarão responsáveis pelas máquinas agrícolas e administrarão de acordo com as necessidades de cada assentamento. “A patrulha agrícola foi uma conquista dos agricultores familiares e não pode ficar parada. Com essa nova configuração os produtores vão se beneficiar”, finaliza Lopes.




Publicado em: 15/04/2016 20:27:11