Com início em 2013, a exposição itinerante Estação da Língua, do Museu da Língua Portuguesa, chegou à nossa cidade na tarde da sexta-feira (4) a primeira cidade do interior a receber a exposição. Participaram da abertura o prefeito Marcelo Barbieri, o secretário estadual de cultura Marcelo Araújo, os vereadores Jair Martineli (PMDB) e Farmacêutico Jéferson Yashuda (PSDB), que representou a Câmara Municipal e o Deputado Estadual Roberto Massafera (PSDB), o vereador licenciado, secretário de esportes e lazer, secretário de governo e de comunicação, Aluísio Braz (Boi), o secretário municipal de Cultura, Renato Haddad, o diretor do Museu da Língua Portuguesa, Antônio Carlos de Moraes Sartini, a presidente da Fundart, Del Fioco, e a coordenadora da Unidade de Preservação Patrimonial Museológica, Renata Motta.
O vereador Farmacêutico Jéferson Yashuda enfatizou a importância da exposição “Sabemos o momento difícil pelo qual passou o Museu da Língua Portuguesa, sinistrado em dezembro do ano passado. É uma grande honra para nossa cidade ser a primeira do interior a receber a exposição, ainda mais após o incidente. É um recomeço, e ficamos muitos felizes por fazer parte disso”. Após a solenidade, as autoridades visitaram a exposição juntamente com a população e os alunos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira. “Todas as escolas municipais, algumas estaduais e até mesmo particulares estão agendadas para visitar a exposição. É com grande alegria que recebemos esse material maravilhoso e extremamente elaborado. Tudo é muito interativo, chama a atenção de quem participa.”, enfatizou o prefeito Marcelo Barbieri.
Sobre a exposição
O percurso na Estação engloba seis áreas expositivas, em um total de mais de 300 m². Com projeção de pequenos textos literários pensados para a itinerância, a exposição possui painéis de LED vermelho reproduzem o que está sendo ouvido, terminais com telas sensíveis ao toque que apresentam a relação do português com outros idiomas, como as línguas indígenas e africanas, e também as influências dos imigrantes europeus em solo brasileiro. A exposição também conta com um painel em forma de quebra-cabeça que apresenta um vídeo baseado em dez entrevistas especiais, ressaltando as particularidades linguísticas de cada região. A parada final destaca em projeções a presença diversificada da língua portuguesa no dia a dia do brasileiro.
Para mais informações
Estação da Língua em Araraquara
Data: de 4 de março a 2 de abril
Horário: de segunda a sexta, das 9 às 18 horas; e aos sábados das 10 às 13 horas
Local: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (Rua São Bento, 794 - Centro)
Informações sobre agendamento e atividades paralelas, como oficinas: (16) 3332 5432 ou agendaculturalararaquara@gmail.com
www.facebook.com/estacaodalingua
Publicado em: 04/03/2016 21:16:26