O vereador William Affonso (PDT), líder do Governo na Câmara, esteve em Jaboticabal, para acompanhar como estão os três animais encaminhados por ele para tratamento na Faculdade e Medicina Veterinária da Unesp. Um dos animais, um cavalo que foi resgatado pelo próprio parlamentar com a pata direita traseira machucada e o casco virado pra cima num descampado entre o bairro Jardim Adalberto Roxo e o pesqueiro 3 Irmãs. E os outros dois animais haviam sido resgatados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e recolhidos ao Centro de Triagem e Acolhimento de Animais (CTAA), no Parque do Pinheirinho. Os animais passaram por uma bateria de exames e recebem alimentação adequada e todos os cuidados necessários.
Affonso explica que, infelizmente, mesmo recebendo todos os cuidados médicos, a égua teve complicações, não suportou e acabou falecendo. “Essa égua tinha mais de 20 anos, o que corresponderia a idade de 65 anos de um ser humano. Os veterinários nos forneceram laudo sobre o caso da égua”, disse o vereador.
O outro cavalo não conseguia recolher o órgão genital para a bolsa devido a um inchaço e hematoma, que apontava para o início de um tumor. O animal passou por cirurgia e está em recuperação, com previsão de voltar para Araraquara em breve.
Já no caso do cavalo resgatado pelo parlamentar aguarda-se a chegada de uma placa de titânio encomendada especificamente para o animal, com cirurgia prevista para janeiro para sua colocação.
Bem alimentado, o cavalo já ganhou 18 quilos. O tratamento desses três animais é um trabalho conjunto do Ambulatório Veterinário do Pinheirinho e da Associação Araraquarense de Proteção aos Animais (Aapa). “Nossa prioridade é cuidar dos animais da melhor maneira possível e prestar contas ao público do trabalho que realizamos”, afirmou Affonso.
Publicado em: 10/12/2015 11:56:28