O Memorial da Câmara Municipal relembra o levantamento histórico sobre a escravidão em Araraquara, nesta dia, em que a Lei Áurea completa 131 anos.
Contexto:
A Câmara Municipal de Araraquara instituiu a Comissão Especial de Estudos "Escravidão em Araraquara", criada através da Resolução 422, de 14 de julho de 2015, que teve como objetivo efetuar o levantamento do arquivo histórico sobre o período da escravidão em Araraquara.
Reunião da comissão
Muitas pesquisas foram realizadas pela comissão e encontrados textos sobre o assunto, como o artigo "O negro e a escravidão”, datado de 18 de outubro de 1981, de autoria José Benedito Julio, que consta no Processo Legislativo 176/1981. Também foram encontradas informações na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, no tese de mestrado a História social de Araraquara (1817-1930), de autoria de Anna Maria Martinez Corrêa, a História de Araraquara, de autoria Alberto Lemos e na tese Baile do Carmo: memória, sociabilidade e identidade étnico-racial em Araraquara (2013) – autoria Valquíria Pereira Tenório.
Outras fontes de pesquisas, como no Arquivo público Histórico Professor Rodolpho Telarolli, também no Álbum de Araraquara 1948, de organização e edição Nelson Martins de Almeida, assim como nas Revistas do Jornal O Imparcial.
A Comissão fez pesquisas nas Atas das sessões da Câmara Municipal de Araraquara de 1833 a 1891, nos registros de Ofícios de 1870 a 1891 e nas correspondências de 1834 a 1867.
No Arquivo Público do Estado de São Paulo também houve a busca de informações, assim como na Biblioteca Nacional Digital Brasil - Hemeroteca Digital e na TV Senado.
A Comissão Especial de Estudos "Escravidão em Araraquara" ao término dos estudos, formulou o relatório final sintético sobre o levantamento desse resgate histórico, com mais de 100 citações e gravou na íntegra os arquivos encontrados em formato digital e que foi entregue à Comissão Municipal da Verdade sobre a Escravidão, criada por iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/Araraquara, colaborando para o relatório parcial nacional a fim de auxiliar os poderes Executivo e Legislativo a incrementar as políticas públicas de igualdade racial.
Solenidade de entrega do relatório, em 15/10/2015
Colaboração: servidora Maísa dos Santos - Arquivo da Câmara
Texto: Memorial da Câmara
Fonte:
Publicado em: 13/05/2019 14:00:00
Publicado por: Silvia Gustavo