Vereadora vistoria desassoreamento da Represa de Captação de Água

Visualize fotos

A vice-presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereadora Edna Martins (PSDB), vistoriou o desenvolvimento dos serviços de desassoreamento da represa de Captação de Água do Ribeirão das Cruzes que tiveram início em setembro e previsão de término desta etapa no começo de 2016.

A parlamentar lembra que entregou pessoalmente ao ministro das Cidades, Gilberto Kassab, o Projeto de Desassoreamento da represa, quando ele esteve em Araraquara em junho deste ano para receber demandas e projetos das cidades da região.

Edna explicou à Kassab que a Represa de Captação é um dos mananciais de abastecimento de água de Araraquara. Possui uma área de espelho d’água de 33.000,00 m² e é responsável pelo fornecimento de cerca de 30% da produção total de água tratada no município. Porém, o represamento do córrego acarreta um acúmulo de sedimentos no reservatório. “Com o passar dos anos, o volume armazenado de água foi drasticamente reduzido, em função da deposição de sedimentos. Consequentemente, o abastecimento de água fica comprometido”, disse Edna ao ministro, demonstrando que para executar todos os serviços é preciso o investimento de R$ 8.671.130,70. Nesta primeira fase do desassoreamento a prefeitura investirá R$ 1.460.000, com a meta de retirar 25 mil m³ de detritos da represa. O serviço foi dividido em duas etapas: a primeira é a limpeza da vegetação/arbustos ao redor da represa; e a segunda é a sucção por meio de draga da areia e outros resíduos. Edna aguarda a liberação de mais recursos do Ministério das Cidades para que seja executado integralmente o Projeto de Desassoreamento e reestabelecida em 100% a capacidade de armazenamento na represa de Captação de Água no Ribeirão das Cruzes.




Publicado em: 23/11/2015 10:41:44