EL realiza o 'Novembro Azul' na Câmara Municipal

Visualize fotos

Depois do Outubro Rosa, período dedicado à conscientização da mulher no combate e prevenção ao câncer de mama, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara, presidida pela Vereadora Edna Martins, promoveu na terça-feira (3), a palestra dentro da campanha “Novembro Azul”, visando promover o combate e a prevenção do câncer de próstata, incentivando os homens à realização do exame.

A abertura do evento foi realizada pela Vereadora Edna Martins que apresentou o médico urologista, Dr. Ricardo Fernandes de Barros que proferiu a palestra ao público presente que contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Elias Chediek, o Vereador Gerson da Farmácia, vários servidores municipais e assessores parlamentares.

O câncer de próstata é uma doença que atinge os homens, em maior escala, quando comparado ao índice em que o câncer de mama atinge as mulheres. Um dos principais fatores, além da falta de informação propriamente dita, ainda é o preconceito com o exame de toque retal, assunto que muitas vezes vira motivo de piadas entre alguns homens.

Com as diversas campanhas educativas, a Câmara Municipal de Araraquara também aderiu à campanha “Novembro Azul” e com esforço da mídia no combate e prevenção ao câncer de próstata, felizmente estes números estão mudando, e o homem está cada vez mais buscando orientação. Mesmo assim, ainda estima-se que 1 a cada 6 homens ainda terão câncer de próstata durante sua vida, e 1 a cada 34 ainda morrerá da doença.

Apesar das estatísticas ainda não muito animadoras, sabe-se que 9 a cada 10 casos tem chances de cura, desde que diagnosticada precocemente, o que reforça ainda mais a busca e o incentivo das campanhas em apoio ao combate e prevenção precoce desta doença, assim como é com o câncer de mama para as mulheres.

 

Serviço

Dr. Ricardo Fernandes de Barros - Telefone: (16) 3331-5421

Programa do AME - Ambulatório Médico de Especialidades de Américo Brasiliense. "Quem Ama o Pai leva-o no AME”. Os interessados devem ter acima de 50 anos e podem ligar para o número 0800 779 0000 – Ligação gratuita. Ter em mãos o número do cartão do SUS e a data de nascimento.




Publicado em: 03/11/2015 19:48:37