Na quarta tentativa, Câmara realiza Sessão e aprova taxa do lixo

Depois de três sessões interrompidas, Câmara consegue concluir votação da Ordem do Dia

Reunidos na quinta-feira (8), na 39ª Sessão Extraordinária, aberta à imprensa e sem a presença de público, após três sessões consecutivas interrompidas, os vereadores conseguiram concluir a votação da Ordem do Dia.

Foi aprovado, por 9 votos a favor e 7 contrários, o projeto de lei da Prefeitura, acompanhado de Substitutivo, que altera a lei que instituiu a Taxa de Resíduos Sólidos, destinada a custear os serviços de coleta, transporte, transbordo, tratamento e disposição final de resíduos sólidos domiciliares, e fixa o valor desta taxa para o exercício de 2016.

Votaram a favor os vereadores Adilson Vital (PV), Jair Martineli (PMDB), Roberval Fraiz (PMDB), Gerson da Farmácia (PMDB), William Affonso (PDT), Farmacêutico Jéferson Yashuda (PSDB),Tenente Santana (PSDB), Rodrigo Buchechinha (SDD) e Dr. Helder. Votaram contra os vereadores Donizete Simioni (PT), Edio Lopes (PT), Toninho do Mel (PT), Dr. Lapena (PP), Juliana Damus (PP), Pastor Raimundo Bezerra (PRB) e Edna Martins (PSDB).

Pelo regimento, o presidente, Elias Chediek (PMDB), não vota. Já o vereador João Farias (PRB) não compareceu.

Foi aprovado por unanimidade o projeto do vereador Toninho do Mel (PT) que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara o “Dia Municipal do Vendedor Ambulante”, a ser comemorado anualmente em 14 de novembro.

Receberam aprovação três projetos da Prefeitura que denominam Academias ao Ar Livre instaladas em praças de Araraquara. Um deles denomina Benedicto Ferreira Dias a Academia ao Ar Livre instalada na Praça da Criança, localizada no bairro Vila Melhado, e que será inaugurada na sexta-feira (9), às 9 horas. Outro denomina Jéferson de Oliveira Tavares – Jefinho a Academia ao Ar Livre instalada na Área de Lazer "Dirce Cruz Vintecinco", localizada no bairro Jardim Del Rey. E o terceiro denomina Valmir Aparecido Cambacim – Mi a Academia ao Ar Livre instalada na Área de Lazer "Elisandro Antonio Bitencourt Hildo - 'Xaxá'”, no bairro Jardim das Hortênsias.

Foi aprovado projeto da Prefeitura que altera temporariamente o período de férias dos integrantes do Magistério Público do município de Araraquara.

Recebeu aprovação projeto da Prefeitura que institui a Política Municipal de Resíduos Sólidos, conforme exigência de Lei Federal que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos, como condição para acessar recursos orçamentários da União, para investimentos em saneamento básico.

Também foi aprovado o Relatório Final da Comissão Especial de Estudos (CEE) denominada “Escravidão em Araraquara”, criada com o objetivo de efetuar levantamento do arquivo histórico sobre o período da escravidão em Araraquara e região.

Foram aprovados ainda três pedidos feitos por vereadores para que matérias jornalísticas publicadas na imprensa da cidade passassem a fazer parte do Arquivo Histórico da Câmara. O pedido do vereador Adilson Vital (PV) foi para a matéria publicada no jornal “O Imparcial”, da jornalista Célia Pires, sob o título “Viagem dos sonhos”.

O pedido do vereador Roberval Fraiz (PMDB) foi para a matéria publicada no jornal “O Imparcial”, intitulada “Odair Peta: Araraquara é a cidade que escolhi para viver”.

E mais um pedido do vereador Adilson Vital (PV) foi a matéria publicada no jornal “O Imparcial”, da jornalista Célia Pires, com o título “Sincor-SP entrega cobertores a entidade beneficente em Araraquara”.

Publicado em: 09/10/2015 11:18:32