Academia ao ar livre é instalada no Melhado e já afasta usuários de drogas

Visualize fotos

Moradores da Vila Melhado passaram a ocupar e se exercitar na praça do bairro com a instalação da academia ao ar livre. Os aparelhos permitem movimentar as pernas, braços, ombros e demais membros do corpo. Além de proporcionar melhor qualidade de vida, como as famílias voltaram a frequentar o espaço ao longo do dia e principalmente à noite, os usuários de drogas sumiram de lá. O projeto da academia é do vereador Edio Lopes (PT).

“Estou usando direto porque ganhamos em qualidade de vida e, de quebra, ainda ficamos em forma. E mais: como estamos ficando na praça a turma que buscava aprontar foi embora”, conta a dona-de-casa Anastácia Cristina dos Santos. Ela, inclusive, faz exercícios ao lado dos três filhos, dois de nove e quatro anos, e menina de cinco meses.

Para Lopes, a boa receptividade no início das atividades da academia ao ar livre nos bairros já instalados como o Cecap e o Melhado mostra a importância do projeto nas praças. “Faz tempo que eu não me exercitava, estou adorando”, conta a dona de casa Fernanda Carina João. Outros bairros como os Jardins Hortênsias, Selmi Dei e Maria Luiza foram contemplados com a academia e estão em fase de instalação.

Juntos, os cinco conjuntos de aparelhos custaram R$ 150 mil. Pesquisas realizadas em cidades onde o uso das academias é frequente, o número de consultas médicas nos bairros com os dispositivos caiu quase 40% e o consumo de medicamentos das pessoas acima dos 60 anos de idade diminuiu 35%.




Publicado em: 25/09/2015 22:22:48