Theodoro Borelli Bratfish, credenciado pela Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico (Amitur), abordou na terça-feira (1), na Tribuna Popular da Câmara Municipal, o tema "Plano Diretor de Turismo". Primeiro, ele destacou o que é o turismo e os pontos turísticos de uma forma geral. Em seguida, mostrou que o Plano Diretor de Turismo integra a Política Municipal de Turismo cultural, ecológico-ambiental, científico tecnológico, de negócios, de lazer e recreação, rural, náutico, e outras categorias e produtos de oferta regional, por meio de um sistema municipal integrado de promoção e valorização turística. São quatro as diretrizes:
- Manter e ampliar a participação municipal de fluxos turísticos de importância regional e nacional, promovendo e estimulando a divulgação de eventos e projetos.
- A integração dos programas e projetos turísticos em todas as categorias com o calendário e agenda anual de eventos no município e região.
- Realizar pesquisas e diagnósticos de atrativos e roteiros culturais e eco turísticos, de prédios e patrimônio do ambiente construído que integram o roteiro histórico-cultural no município e região, na cidade e áreas rurais.
- A consolidação e revisão periódica da política municipal de turismo, bem como de ações e iniciativas de interesse turístico do município, por meio da integração interinstitucional do Conselho Municipal de Planejamento e Política Urbana Ambiental (Compua), da Central de Informações Turísticas (CIT) e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. Bratfish pediu o apoio dos vereadores e também incentivo para o turismo cultural, turismo de negócios e eventos e ao turismo rural, segmento relativamente novo e em expansão no Brasil. A iniciativa privada no desenvolvimento do Turismo Rural, o panorama do turismo em Araraquara, o papel da gestão municipal foram abordados. Ao final o convidado afirmou que “é preciso elaborar um calendário oficial efetivo e uma agenda de eventos para que todos possam se programar”.
Publicado em: 02/09/2015 00:03:52