Câmara celebra Dia do Maçom com Título de Cidadão Araraquarense e Diploma de Reconhecimento Público

Ovídio Simões Salvador Braga e Loja Maçônica Caridade Universal 3 recebem homenagens; indicações foram do vereador Dr. Lapena (PSDB)
Visualize fotos

Em concorrida solenidade realizada no Plenário do Palacete “Carlos Alberto Manço” na noite da quinta-feira (20), a Câmara Municipal celebrou o Dia do Maçom, conforme estabelece a Lei nº 5.874, de 15 de agosto de 2002, concedendo o Diploma de Reconhecimento Público à Loja Maçônica Caridade Universal 3, pelos seus 100 anos de existência, e o Título de Cidadão Araraquarense ao presidente da Semana Maçônica, Ovídio Simões Salvador Braga. As duas indicações foram do vereador Dr. Lapena (PSDB).

Compuseram a mesa principal o presidente da Câmara, vereador Elias Chediek (PMDB), o deputado estadual Roberto Massafera (PSDB), vereador Dr. Lapena, o Venerável Mestre da Loja Maçônica Caridade Universal 3, Paulo Afonso Brandão de Angeli, o “novo cidadão araraquarense” Ovídio Braga, e o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Edélcio Tositto, representando o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB).

A Maçonaria de Araraquara também prestou homenagem a três maçons provectos: José Fernandes; Carlos Francisco Minari e Oscar Pohl Isaac.

Compareceram ainda os vereadores Donizete Simioni (PT) e Jéferson Yashuda (PSDB), membros das lojas maçônicas de Araraquara e familiares dos homenageados.

Tanto o Plenário quanto o Plenarinho ficaram completamente lotados.

O vídeo completo da sessão solene pode ser visto no site da Câmara (www.camara-arq.sp.gov.br) e durante a programação da TV Câmara.

 

Ovídio Salvador Simões Braga

Ovídio Salvador Simões Braga é natural de Borborema. Nasceu em abril de 1.949. Veio para Araraquara 1.960 com os pais Joaquim e Angelina. É casado com Maria José e pai de dois filhos: Angélica e André.

Começou a trabalhar aos 10 anos de idade, como engraxate, ajudante de tinturaria, auxiliar de lanchonete, entregador de lanches, recepcionista. Formou-se em administração de empresas.

Seu primeiro emprego fixo foi na Rádio A Voz da Araraquarense e Jornal Diário da Araraquarense, da família Barbieri; depois trabalhou na Nestlè, Villares, Cutrale, Baldan Implementos Agrícolas e atuou como empresário no ramo de distribuição de materiais elétricos. Hoje atua no Grupo Provac.

A vida maçônica de Ovídio Salvador Simões Braga começou em 1980 na Loja Maçônica Caridade e Justiça 81, promovido ao segundo grau em 1981, ao terceiro grau em fevereiro de 1982. Em 1990 foi elevado ao Grau 18 - Cavaleiro da Rosa Cruz.

Demonstrando todo sua capacidade ocupou os cargos de: Bibliotecário,  Mestre de Banquete, 1º Diácono – Hospitaleiro – 1º Vigilante; e das Comissões: Solidariedade - Finanças – Assuntos Gerais – Instalação e Posse de Diretorias. Foi Venerável Mestre em duas gestões 1987/1988 – 1988/1989.

Em 2005 foi condecorado com o título de Maçom Emérito 25 anos de Maçonaria, que é uma grande honraria para o maçom. Por duas vezes ocupou o cargo de secretário do Conselho de Veneráveis Mestres da Maçonaria de Araraquara e Região (Comara). Na Organização da Semana Maçônica, foi secretário, presidente em 2008 e é da atual que é a 32º Semana – 2015.

Foi delegado distrital da Grandes Lojas do Estado de São Paulo (Glesp) no período de 2010 a 2013 e atualmente é o Delegado Regional da 15º Região Maçônica da Glesp. Desde 2012, é colaborador da Casa Mater, entidade assistencial  que tem como objetivo atender as necessidades de mães e gestantes.

 

Caridade Universal

Primeira loja maçônica de Araraquara, a Caridade Universal 3ª completa 100 anos de existência. Na época de sua fundação, Bento de Abreu Sampaio Vidal era presidente da Câmara; era tempo da primeira guerra mundial e o propósito daqueles que se reuniram na rua do comércio, na casa nº 25, dia 5 de março, no chamado século das Luzes, era lutar em prol da liberdade entre os homens, de procurar a verdade das coisas e defender o progresso da humanidade.

Eram pessoas da sociedade, dignas e honradas, entre elas ferroviários, funcionários públicos, comerciantes e profissionais liberais. Além de serem exemplos para seus familiares e para a comunidade, participavam ativamente de instituições de caridade e das lutas políticas em favor da democracia.

Só para exemplificar, a Caridade Universal 3ª lutou em favor do voto secreto; outra busca era a separação entre igreja e estado, em voga ainda em nossos dias em decorrência do fanatismo religioso em todo o mundo; e lutou contra o nazifascimo na Segunda Guerra.

Da Loja Caridade Universal 3ª originaram-se outras lojas, que para conseguir cumprir com excelência as suas finalidades, dividiram-se administrativamente ligadas às três maiores organizações maçônicas: Grande Oriente do Brasil e Grandes Lojas, com jurisdição em todo o Brasil e Grandes Orientes Independentes estaduais, da qual ela faz parte: o Grande Oriente Paulista.




Publicado em: 20/08/2015 15:30:05