Cerca de 2,7 mil alunos terão nova plataforma de aprendizado

Se você está matriculado ou tem um filho no Ensino Fundamental da rede municipal de ensino e nunca ouviu falar do Geekie Games, calma! Essa é uma expressão que passará a fazer parte do seu cotidiano. Araraquara assinou, nesta sexta-feira, dia 21, um convênio do projeto Geekie, em uma parceria da CPFL Telecom e BNDES. A plataforma adaptativa de aprendizagem é uma solução educacional que propõe, por meio de jogos, identificar as dificuldades individuais e elaborar atividades personalizadas, ou seja, adapta o ensino ao perfil de cada aluno para um aprendizado voltado às suas características e necessidades.   Neste ano haverá o treinamento dos gestores e, no início do ano letivo, o programa envolverá, até novembro de 2016, cerca 2,7 mil alunos do 6º ao 9º ano de 11 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). A implantação custará R$ 250 mil e será financiada pela CPFL Telecon com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), após proposta e intermediação do vereador farmacêutico Jeferson Yashuda (PSDB).

“Fiquei sabendo do programa durante uma conversa com o Erick Hanai, que é de Araraquara e, ainda no ano passado, estava ligado a Geekie. Ele tinha o sonho de trazer o projeto para a cidade natal e, por isso, sentamos e o apresentamos à Prefeitura. Na época, não foi possível adquiri-lo por falta de recursos financeiros, mas, agora, com essa parceria importante com a CPFL Telecon e BNDES, os estudantes poderão unir educação e tecnologia de um jeito nunca visto na cidade”, relembra o parlamentar.   Pela plataforma, cada estudante tem uma espécie de professor particular, além de atividades adequadas para suas dificuldades, o que ajuda a sanar dúvidas e a nivelar as turmas nas salas de aula. O programa engloba conceitos de português, matemática, ciências humanas e ciências da natureza, mas com linguagem atual. Em Araraquara, os estudantes terão acesso a uma outra ferramenta: a Geekie Teste, que traça o diagnóstico individualizado do nível escolar. A medida possibilita o assessoramento pedagógico.

Classificando Yashuda com o ‘pai’ do projeto na cidade, o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) acredita que o Geekie estimulará os alunos e melhorará os indicadores educacionais. Essa também é a percepção do diretor de engenharia de telecomunicações da CPFL Telecom, Emerson Hioki. “Esse é um sonho sendo realizado porque vai preparar e transformar os alunos para o futuro”, comemora a secretária de educação, Arary Ferreira. Estudantes do 9º ano ainda utilização o Geekie Lab com planos individuais de estudo e aulas on-line.

Durante o ato de assinatura, os parlamentares Tenente Santana (PSDB), Jair Martineli (PMDB), Gerson da Farmácia (PMDB), e o vereador licenciado Aluisio Braz, o Boi, que é secretário de Governo e Esportes, também descobriram que com números expressivos de três milhões de alunos em 20 mil escolas no ano passado, o Geekie ajudará o Poder Público a planejar melhor a educação recebendo relatórios com o desempenho individual, por turma e até por escola.

Publicado em: 21/08/2015 16:45:06