Vereadora sugere que Câmara faça campanha de doação de sangue

Visualize fotos

Com déficit de 40% em seu estoque e demanda para 16 hospitais da região, o Hemonúcleo Regional de Araraquara da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, da Unesp, busca doadores para tentar minimizar o problema e atender quem precisa no momento de urgência. Por isso, a vereadora Juliana Damus (PP) encaminhou um ofício ao presidente da Câmara, Elias Chediek (PMDB), sugerindo a criação de uma campanha interna estimulando a doação de sangue tanto por partes dos funcionários quanto de seus familiares.

A necessidade da doação dura o ano todo, mas, atualmente, o Hemonúcleo de Araraquara enfrenta dificuldade para coletar bolsas do tipo ‘O’ positivo e negativo e ‘A’ positivo. Em abril, o doutor Reinaldo Bonfá, responsável técnico pelo Hemonúcleo, fez uso da Tribuna Popular para ressaltar a importância da doação de sangue.

Agora, o próprio Hemonúcleo está ajustando seus horários para buscar mais doações. A partir do dia 17 de agosto, as coletas poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. Aos sábados será mantido o horário das 8 às 12 horas. A mudança se faz necessária, após análise do fluxo de doadores, em vários intervalos de horário e por questões técnicas da crescente necessidade de aumentar a coleta de concentrados de plaquetas.

Este hemocomponente bastante usado em cirurgias e pacientes oncológicos tem validade de apenas cinco dias e pelo processo usado na sua produção, deve ser coletado preferencialmente no período da manhã. Além do atendimento por ordem de chegada, quem preferir pode agendar o horário da doação de sangue para garantir o início do atendimento, independente de quantos doadores tiverem no Hemonúcleo.

O Hemonúcleo Regional de Araraquara fica na Rua Expedicionários do Brasil, 1621, Centro. A entrada é pela lateral na Alameda da Saudade. O telefone de contato é o (16) 3301-6102.




Publicado em: 14/08/2015 17:42:26