Dia Municipal do Bancário é instituído em Araraquara

Projeto de lei apresentado pelo vereador Edio Lopes (PT) cria Dia Municipal do Bancário e institui Prêmio Luís Gushiken ao Bancário do Ano
Visualize fotos

A cidade de Araraquara agora tem em seu Calendário Oficial de Eventos do Município, uma homenagem à categoria dos Bancários. Foi aprovado na 116ª Sessão Ordinária, realizada no dia 21 de Julho, o Projeto de Lei de autoria do vereador Edio Lopes (PT), instituindo o Dia Municipal do Bancário, a ser comemorado anualmente no dia 28 de Agosto. E neste ano a sessão já está agendada para ocorrer no Plenário da Câmara, na Rua São Bento, 887, no centro de Araraquara. Além da instituição do Dia do Bancário, foi criado o Prêmio Luís Gushiken, que será entregue ao Bancário do Ano, de Araraquara, que se destacar no ano anterior a entrega da honraria. A indicação do homenageado será feita pelo sindicato local da categoria.

 

Data emblemática

A data de 28 de agosto é comemorada nacionalmente pela categoria, em que são lembradas as grandes conquistas alcançadas pelos bancários, sendo assim uma data emblemática, que serve de referência para que permaneçam na luta por melhorias nos seus direitos e ampliação de suas conquistas. “A história dos bancários vai muito além das pessoas que trabalham nos bancos. Ela passa pelas lutas, pelas conquistas dos trabalhadores; os movimentos a nível nacional, a luta para conquistar direitos. Eles estão nas ruas, estão dialogando e buscando garantir não só os direitos deles, os bancários, mas, de forma solidária, os direitos de todo trabalhador brasileiro”, afirmou Édio Lopes durante a Sessão Ordinária.

 

Luís Gushiken

Luis Gushiken foi deputado federal por três mandatos, eleito como representante da categoria dos bancários. Foi também Deputado Constituinte. “É uma pessoa que merece o respeito da categoria e do nosso povo”, concluiu Lopes.




Publicado em: 22/07/2015 19:29:28