Cinco mil inscritos; 450 palestrantes e conferencistas; 2.902 trabalhos científicos apresentados por pesquisadores de 26 estados brasileiros; 10 mil participantes por dia; a primeira reunião anual em uma cidade do interior; a certeza da inovação por meio da educação e da pesquisa científica. Com o tema “Luz, Ciência e Ação”, a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Helena Nader, convidou o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Elias Chediek, e o prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri, para participarem da abertura oficial da 67ª Reunião Anual da SBPC, dia 12 de julho, na cidade de São Carlos, sede do encontro dos maiores cientistas brasileiros, que ocorrerá até o dia 18, na UFSCar. Os ministros de Ciência e Tecnologia (Aldo Rebello), da Educação (Renato Janine Ribeiro) e da Cultura (Juca Ferreira) confirmaram presença no evento.
O encontro dos pesquisadores e cientistas brasileiros reservou ainda temas para os jovens da região e também para as famílias que quiserem participar do evento, com o SBPC Jovem, para alunos do ensino básico e participantes infanto-juvenis; o SBPC Indígena, com discussões sobre temas relacionados à cultura indígena; o Expoctec, com 84 expositores e o Dia da Família na Ciência, marcado para o dia 18 de julho, com entrada gratuita.
Helena Nader afirmou na reunião que “investir em ciência traz retorno. Vale a pena investir em educação e ciência. Onde se investe em educação e ciência colhe-se o fruto”, afirmando ainda que esta região de Araraquara e São Carlos é o modelo para sua declaração, pelo número de graduados, Mestres e Doutores, muito acima da média nacional. Segundo ela, esta será a primeira vez que tantos pesquisadores, cientistas e estudantes estarão em uma cidade do interior para um mesmo evento.
Realizada desde 1948, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um espaço para debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia. Nader lembrou a importância do encontro, ao afirmar que foi num desses encontros que cientistas apresentaram uma solução para o plantio e produção da soja em solo brasileiro, tornando-se depois o principal produto agrícola de exportação.
O vice-reitor da UFSCar e presidente do Comitê Executivo do evento, Adilson de Oliveira, a secretária municipal da Educação, Arary Ferreira, e o secretário municipal de Governo, Aluisio Braz – Boi, também participaram da reunião.
Publicado em: 03/06/2015 11:47:40