Hemonúcleo necessita de estacionamento

Visualize fotos

Participante da Tribuna Popular na sessão legislativa da terça-feira (28), o Dr. Reinaldo Bonfá, do Hemonúcleo Regional de Araraquara “Profa. Dra. Clara Peckmamm Mendonça” – Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp destacou que em um universo de atendimentos registra criticas apenas na questão de estacionamento. Esta é a principal reivindicação dos doadores. Dr. Reinaldo disse ser o Hemonúcleo araraquarense o único isolado em todo o Estado, graças à eficiência da mantenedora, a FCF.

 

O Hemonúcleo araraquarense presta atendimento a 15 hospitais, cerca de um milhão de pessoas e tem como coordenador, o Prof. Dr. Paulo Inácio da Costa e vice-coordenador o Prof. Dr. Luiz Marcos da Fonseca. Explicou o profissional a diversidade e aplicação dos subprodutos do sangue coletado colocados a disposição dos pacientes, com a maior parte  do material dedicado a paciente SUS, cada setor do processo e objetivo. Toda coleta é feita em Araraquara para preservar a qualidade, esporadicamente sai o Hemonúcleo para outros locais.

 

Mostrou ainda as etapas da doação:

Recepção e Cadastro Apresentação do documento de identidade Atualização de endereço, telefone, trabalho, etc. Pré-triagem Peso, estatura, medição de pressão arterial e temperatura Uma "picadinha" no dedo para verificação de anemia. Triagem Clínica Confidencial e absolutamente sigilosa. Atendimento Médico Coleta de Sangue Processamento, Estoque e Distribuição. Nesta etapa também são coletadas as amostras para realização de exames obrigatórios por lei. Todo este procedimento ocupa espaço de tempo do doador de 46 minutos. Em 2014 houve 1108 candidatos à doação com 890 bolsas coletadas.

 

Orientações básicas para doação de sangue:




Publicado em: 29/04/2015 19:50:35