Uma fábrica que produz trens de alta tecnologia e irá gerar aproximadamente 400 empregos em Araraquara. Essa será a Hyundai Rotem Brasil, que teve sua pedra fundamental lançada na quinta-feira (2). A cerimônia ocorreu onde será a própria fábrica, às margens da rodovia SP-255.
A empresa Sul-Coreana, que produz trens para aproximadamente 30 países, teve suas obras iniciadas logo após a solenidade. A primeira fábrica do grupo Brasil produzirá trens e metrôs para o Brasil e outros países da América do Sul. “O Brasil e a Coreia do Sul tem crescido juntos. Gostaríamos de ajudar a desenvolver a economia brasileira e a indústria ferroviária”, afirmou o presidente mundial da empresa, Seung-Tack Kim.
Além de executivos da Hyundai, a cerimônia contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), do presidente da Câmara Municipal, Elias Chediek (PMDB); a vice-presidente, Edna Martins (PV); o vereador Dr Helder (PPS); os petistas Gabriela Palombo e Edio Lopes; os peemedebistas Roberval Fraiz, Jair Martineli, Gerson da Farmácia e o vereador licenciado, Aluisio Braz; o vereador do PSDB, Farmacêutico Jéferson Yashuda e o vereador William Affonso (PDT). Também esteve presente na cerimônia, o prefeito, Marcelo Barbieri; os deputados estaduais, Roberto Massafera (PSDB) e Márcia Lia (PT); o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB); secretários estaduais e municipais e autoridades da região.
Trem e metrô já são produzidos em Araraquara
“Esse momento importante que acontece na semana da páscoa, é um sinal do renascimento econômico de Araraquara. O futuro de muitos brasileiros passará por essa fábrica”, afirmou o prefeito Marcelo Barbieri. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que um dos objetivos é que o trem para passageiro volte a fazer o trajeto entre cidades, proporcionando maior eficiência no transporte coletivo, além de mais conforto aos usuários. “Os trens são equipados com ar condicionado, câmeras de segurança e operam com grande tecnologia”, disse o governador. Alckmin também agradeceu a empresa por escolher Araraquara e o Brasil para a instalação da nova fábrica. “Essa conquista fortalece a relação entre Brasil e a Coreia do Sul”, concluiu. A Hyundai já está produzindo trens em Araraquara. Seus funcionários trabalham em um barracão locado, dentro da Iesa. Na cidade estão sendo fabricados 240 carros para a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e 112 carros para o metrô de Salvador (BA). A fábrica deve atrair outras empresas para Araraquara, para produzir acessórios para a Hyundai. Uma delas, a Ibayo CLK, fábrica de aparelhos de ar condicionado para trens, investiu R% 5 milhões em sua planta industrial e já está produzindo, no 5º Distrito Industrial.
Publicado em: 02/04/2015 20:36:38