Atleta recebe Diploma de Honra do Mérito na Câmara Municipal

Visualize fotos

Em Sessão Solene realizada no Plenário da Câmara na noite de sexta-feira (20), presidida pelo vereador Roberval Fraiz (PMDB), recebeu o Diploma de “Honra ao Mérito” o atleta e técnico de artes marciais Marcos Francisco da Silva, que lhe conferido pela Câmara Municipal de Araraquara, por aprovação unânime de projeto de autoria do vereador Adilson Vital (PV), que compôs a Mesa principal junto com o homenageado e a esposa dele, Dulcinéia Aparecida Bassi (Dulce).

O Plenário foi tomado por familiares, alunos e amigos do homenageado. Marcos Francisco da Silva nasceu em 17 de maio de 1969, na cidade de Osasco, São Paulo. Filho único de Olívio Francisco da Silva e Helena Miranda da Silva. Mudou-se para Araraquara aos 7 anos de idade e aos 8 anos iniciou a prática de Judô. Casado há 19 anos com Dulcinéia Aparecida Bassi (Dulce) com quem tem dois filhos: Malcom Felipe de 18 anos e Raphaela de 16 anos. Fundou a Associação Real União de Judô dia 22 de março de 1993, hoje instalada em sede própria à Avenida Barroso, nº 280, no Centro de Araraquara. Faixa preta 5º Dan (grau), cadastrado e reconhecido pelo MEC, na Federação Paulista de Judô (FPJ), na Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e Federação Internacional de Judô (FIJ). Cursos de Educação Física e Administração de Empresas não concluídos. Morou por 2 anos (1988 e 1989) em São Paulo, onde fez parte da equipe do Projeto Futuro da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. Atualmente ministra aulas na Associação Real União de Judô, Colégio Maria Imaculada (Américo Brasiliense), é técnico da equipe masculina e feminina de judô da Fundesport, realizada um projeto social voluntário no Clube da Polícia Militar (ADPM).

Atuou, por 10 anos (de 2004 a 2014), como diretor técnico da 8ª Delegacia Oeste que abrange cerca de 35 municípios da região central do Estado. Também atuou como vice-presidente da World Master Athlete Judô Association (WMAJA) na América do Sul e diretor do departamento Master da Federação Paulista de Judô. Os vereadores Adilson Vital e Roberval Fraiz destacaram que a carreira de atleta de Marcos é vasta, conquistando desde títulos dentro e fora do País, totalizando 15 medalhas em campeonatos mundiais, em competições em países como Estados Unidos, Japão, Irlanda do Norte, Canadá, Áustria, França, Alemanha e Espanha. O homenageado já obteve várias conquistas como: Campeão brasileiro das Forças Armadas; Campeão Internacional Inter Clubes (Argentina); pentacampeão dos Jogos Regionais; medalhas de ouro, prata e bronze em campeonatos paulista e brasileiro; participou de duas Seletivas Olímpicas; recebeu vários troféus de Melhores do Ano da cidade de Araraquara. O Judô ainda lhe proporcionou que conhecesse o mundo, através da participação e conquistas nos vários Campeonatos Mundiais que disputou. Sua carreira como atleta funde-se com a carreira de técnico, que além de conquistas próprias, revelou vários atletas no município e por várias vezes colocou Araraquara em destaque no cenário do judô nacional e internacional. Destacam-se alguns títulos como técnico, tais como: campeão regional (vários); campeão estadual do interior (vários anos); tri campeão paulista; bronze no campeonato brasileiro; campeão pan-americano; mundial máster; troféu como melhor técnico de judô (2000, 2001, 2002). Formou mais de 20 faixas pretas.

Marcos agradeceu a homenagem prestada pela Câmara, aos familiares, aos amigos e aos alunos e seus familiares. “É preciso destacar que vários dessas conquistas têm a grande parceria dos pais dos alunos que confiaram seus filhos ao nosso trabalho”, disse.

 

Confira a íntegra da Sessão aqui.




Publicado em: 23/03/2015 16:01:39