O vereador Gerson da Farmácia (PMDB) conferiu, na tarde de sexta-feira (13), na Praça do Carmo, o trabalho da Guarda Civil Municipal no ônibus de monitoramento doado pelo governo federal como parte do programa “Crack, é Possível Vencer”.
O parlamentar, que tem um projeto de ocupação cultural do espaço, disse que a presença do veículo dá mais tranquilidade às pessoas que frequentam a praça. “Onde tem uma base de segurança, não há usuários de entorpecentes. Esse ônibus é nota mil!”, exclamou Gerson. O veículo conta com sete câmeras de segurança, uma delas Super Dome, com visualização de 360º, além de dez monitores. O objetivo, segundo o Guarda Civil Municipal Furoni, é acompanhar o movimento de pessoas no entorno, coibindo, assim, a presença de usuários de drogas.
A Praça do Carmo é um dos nove pontos da cidade que passaram a receber o ônibus no início deste mês. Além da Guarda Municipal, o trabalho envolve Polícia Militar e setores sociais da Prefeitura de Araraquara, que atuam na abordagem a pessoas em atitude suspeita. O veículo recebe o apoio de duas motos e viatura da PM. Um computador no interior do veículo consegue checar se o cidadão averiguado está em dívida com a justiça. Ainda este ano, devem ser instaladas mais vinte câmeras de monitoramento em vários pontos de Araraquara.
Ocupação cultural
Gerson conta que existe um projeto de ocupação cultural da Praça do Carmo que envolve apresentações de música e dança, além de eventos realizados junto à igreja. Além disso, o vereador mobilizou os moradores para o plantio de citronela no jardim. A planta ajuda no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. “Todas essas iniciativas buscam dar mais qualidade de vida aos araraquarenses”, conclui.
Publicado em: 13/02/2015 20:19:26