Vereador vivencia realidade do Lar São Francisco, veste a camisa e busca colaborar

O vereador Gerson da Farmácia (PMDB) visitou na manhã de sexta-feira (6) o Lar São Francisco de Assis, sendo recebido por seu presidente, José Roberto Santareli, que fez amostragem da instituição cuja missão “é manter o idoso que ruma em direção ao centenário, cumprindo os objetivos sonhados pelos pioneiros fundadores e se renovando para que esse trabalho tenha solução de continuidade”.

Gerson em companhia de Santareli teve acesso a todas as unidades do “Lar” que abriga idosos de Araraquara e através de relato do presidente pode avaliar a realidade vivenciada pela instituição fundada em 21 de janeiro de 1917 acatando o desejo de representantes de todas as classes sociais, liderados pelo Major Tito Augusto Cabral, que se reuniram naquela data em Assembleia Popular no então Teatro Polyteama. O Lar São Francisco em um espaço construído de 5.800 metros atende 150 internos, e graças à ação de 84 funcionários vem cumprindo a finalidade estabelecida de internar, proteger, vestir e sustentar idosos de ambos os sexos com idade igual ou superior a sessenta anos, com um custo operacional mensal de 190 mil reais. Embora contando com doações da comunidade araraquarense o “Lar” vivencia dificuldades, principalmente pelo não atendimento por parte da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de demandas pleiteadas por deputados. Explica Santareli que a rigor quando o deputado apresenta uma Emenda Parlamentar direcionando auxilio a uma instituição, esta Emenda visa na maioria solucionar situação imediata. Mas padece a instituição, porque e como exemplo o Lar São Francisco de Assis, em que cinco Emendas encontram-se paradas na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, algumas do ano 2013.

A demora inviabiliza o trabalho desenvolvido pela diretoria das instituições, como o “Lar” que necessita da construção de uma Lavanderia, gastou com a confecção do projeto, e quando desburocratizar a liberação a verba  não cobrirá o preço do orçamento. Seria a máxima, o Deputado libera, e a Secretaria emperra. Lembra Santareli que as entidades de benemerência não recebem verba para custeio, apenas para aquisição de bens. O presidente cita um número para explicitar o trabalho. Somente a fisioterapeuta Ivone Menezes realiza 4.600 atendimentos por ano. Na visita realizada, o vereador Gerson da Farmácia procurou tomar ciência e buscar solucionar questões, mostrando ao presidente Santareli que na realidade "vai arregaçar as mangas e tornar-se batalhador em defesa das causas do Lar São Francisco”.

Uma forma de ajuda

O Lar São Francisco conta com uma bela Capela, dedicada ao santo padroeiro e junto um Salão de Festas com capacidade para receber 300 pessoas. O Salão de Festas conta inclusive com cozinha industrial. Alugar este espaço é uma forma da comunidade ajudar o Lar São Francisco.

Publicado em: 09/02/2015 10:34:04