Escola do Legislativo apresenta Balanço de Atividades

Projetos pensados e realizados e as perspectivas para o ano de 2015 configuraram o Balanço de Atividades da Escola do Legislativo (EL) Biênio 2013/2014 apresentado na terça-feira (27), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara. Estiveram presentes o vereador e presidente da Casa de Leis, Elias Chediek, a vereadora Edna Martins (Presidente da EL), Ana Paula Kawuna (Diretora Executiva), Silvia Gustavo (Diretora do Memorial), Alessandra Nascimento (Diretora Acadêmica) e Bruna Brasil (Secretária). Reconhecida por várias instituições, a Escola do Legislativo de Araraquara vivencia o espírito de equipe e leva avante suas atribuições com profissionalismo. As atividades desenvolvidas pela Escola obtiveram resposta positiva da comunidade, e o índice de aceitação pode ser verificado através da participação popular nos diversos eventos. Tendo como proposta colaborar para o aprimoramento do trabalho legislativo e proporcionar oportunidades de formação política para a sociedade, a Escola do Legislativo vem procurando estabelecer uma política de educação para o público interno e o externo. As principais demandas levantadas junto aos servidores e assessores em 2013 foram atendidas no biênio (2013/2014). Para isso, a Escola contou com várias instituições parceiras que colocaram à disposição seus recursos humanos. O Memorial criado em 2007, passou a ser, em 2013, de responsabilidade da Escola do Legislativo. Com esse vínculo, o Memorial foi reativado e passou a organizar e a publicizar os acontecimentos históricos, vivenciados na esfera do Legislativo, inclusive as homenagens.

A Biblioteca “Vereador Omar de Souza e Silva”, atualmente atendendo apenas ao público interno, também está sob a gestão da Escola que organizou sua reinauguração e elaborou um plano de trabalho para 2015. Outro projeto pensado pela Escola é a Visita Monitorada na Câmara Municipal de Araraquara que deverá contar em 2015 com a colaboração e participação dos vereadores para sua formulação e implantação. Coube à Escola do Legislativo no ano 2014 sensibilizar o público jovem para a importância da política, instruindo-lhe sobre como participar. Isso foi realizado através do Projeto Parlamento Jovem. Mantendo seu compromisso com as novas gerações, o Parlamento Jovem edição 2015 será ampliado, contemplando alunos do ensino fundamental e médio.

Algumas perspectivas para 2015

• Ampliar e aprimorar o Projeto Parlamento Jovem, consolidando o comprometimento com a educação política da população jovem de Araraquara;

• Ampliar o atendimento das demandas de capacitação do público interno da Câmara;

• Ampliar as parcerias;

• Realizar atividades de formação política para população em geral, inclusive, nos bairros.

Publicado em: 29/01/2015 12:02:14