Vereadores participam da reunião do Comitê da Bacia Tietê-Jacaré

Vereador Elias Chediek (PMDB) falou em nome da Câmara
Visualize fotos

Os vereadores Elias Chediek (PMDB), Aluísio Braz, o Boi (PMDB) e Edna Martins (PV) participaram na manhã da terça feira (16), da 56º Reunião Plenária do Comitê Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré, realizada no Centro Internacional de Convenção, “Dr. Nelson Barbieri”. O colegiado, composto por 34 cidades do estado de São Paulo, foi criado em 1995, para assegurar a participação de representantes do Estado, dos municípios e da sociedade civil, na discussão da preservação dos recursos hídricos.

Para Chediek, que falou em nome da Câmara de Araraquara, o prefeito Marcelo Barbieri está de parabéns pelo trabalho frente ao Comitê, bem como os representantes das demais cidades presentes no encontro, para a discutição do bem mais preciso do planeta: a água.

O presidente do Comitê, Marcelo Barbieri, junto da secretária executiva, engenheira Érica Tognette, apresentaram um relatório de situação da água, produzido pela Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI 13). A Unidade têm 11.749 km² e está localizada na região central do estado de São Paulo, composta por 34 municípios, abrigando cerca de 7% da população do estado, com uma taxa de urbanização de aproximadamente 95%. A economia é diversificada, baseada na agricultura, indústrias em geral e no setor de serviços.

 

O trabalho

Muitos resultados foram colecionados nos 18 anos de trabalho do Comitê. Em 1996 tratava 5,6% do esgoto gerado, já em 2012 esse índice passou a ser 59,5%. A disposição de resíduos sólidos de forma adequada também teve grande avanço, passando de 20% em 1996 para 63% em 2012. O Comitê também é responsável pela negociação sobre o uso da água de maneira pública e democrática, criando programas e projetos para a solução, bem como ações reguladoras que garantam o cenário pretendido em relação à quantidade e qualidade da água na bacia.




Publicado em: 16/12/2014 14:06:29