Alunos realizam ensaio do Parlamento Jovem da Escola do Legislativo

A tarde da sexta-feira (28) foi um verdadeiro exercício de cidadania para os jovens participantes do Parlamento Jovem da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara. Foi o ensaio da sessão oficial que será realizada no dia 4 de dezembro, onde serão apresentados os projetos de cada jovem vereador.

Os trabalhos foram abertos pelo presidente da Câmara, vereador João Farias (PRB); pela presidente da Escola do Legislativo, vereadora Edna Martins (PV); e pela diretora acadêmica, Alessandra Nascimento. Para que os jovens pudessem se ambientar com o dia a dia do legislativo, foi exibido um vídeo com o resumo de uma sessão. Em seguida foi feita uma dinâmica onde os alunos puderam se conhecer, uma vez que vão trabalhar juntos e são de escolas diferentes. Os postulantes a compor a mesa diretora do parlamento jovem se pronunciaram e em seguida foram eleitos pelo voto dos vereadores e de seus suplentes. Foram eleitos: Presidente - Beatriz Volner, Vice-presidente – Bárbara Morelli Moura, 1º Secretário – Rafael Mendes, 2º secretário – Rafaela da Silveira e assumiram seus lugares imediatamente. A partir daí se desenrolou uma sessão aos moldes oficiais, com apresentação de projetos e com votações.

Para a professora Isabel Cerniato, da Escola Estadual João Manuel do Amaral, “as pessoas não têm noção de como funciona o poder legislativo. Os alunos absorveram esse conhecimento e vão levar essa experiência para toda a vida”.

João Farias destacou aos jovens a importância desse projeto, por permitir que eles conheçam um pouco mais o papel e a função do poder legislativo. “É fundamental o cidadão se envolver na discussão política da sua cidade, do seu estado e do seu país, para a partir daí, começar a escolher políticos melhores para gerir os destinos do Brasil”, disse.

Edna Martins agradeceu a parceria com a Unesp e o empenho da equipe que trabalhou para a realização do projeto, pois “essa parceria leva conhecimento aos jovens sobre o que é a política e abre novas perspectivas. Eu espero que tenhamos entre eles futuros vereadores e prefeitos, e que se animem a definir o futuro da nossa cidade, do nosso pais, porque é por meio da política que a gente pode fazer isso”.

Ao final, Alessandra Nascimento analisou em poucas palavras o sentimento de trabalhar junto aos adolescentes de 14 e 15 anos: “Essa vivência foi excelente. Eles adquiriram uma segurança como representantes da escola e dos jovens. Vão enfrentar problemas apresentando propostas e as soluções. A ideia de construir projetos e melhorar a vida da população é muito interessante e despertou o lado criativo deles. É gratificante”, afirmou. Presentes também ao evento os vereadores Rodrigo Buchechinha (SDD), Geicy Sabonete, Farmacêutico Jéferson Yashuda e Dr. Lapena, todos do PSDB.

Publicado em: 28/11/2014 21:10:42