Saúde pública e Poder Legislativo são temas de Mesa Redonda da Semana Rodolpho Telarolli

Visualize fotos

Dando continuidade a semana Rodolpho Telarolli, foi realizada na manhã da quinta-feira (28), a Mesa Redonda “Saúde pública em debate”. O evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal, organizado pela Escola do Legislativo (EL). A Profa.Dra. Silvia Ferreira Lima Cavalheiro ministrou uma palestra que expôs o significado da educação em saúde e qual a sua contribuição para a saúde pública em Araraquara. O vereador e também médico Doutor Helder (PPS) participou da mesa redonda como mediador. A palestrante é doutora em Ciências Farmacêuticas pela Unesp, graduada em Farmácia Bioquímica pela USP, mestre em Alimentos e Nutrição também pela Unesp. Atualmente Silvia desenvolve pesquisa na área de Atenção Farmacêutica e Educação em Saúde em grupo específico de adultos e idosos com Diabetes e patologias associadas.

 

Poder Legislativo e a participação

No período da tarde, o tema abordado foi “Poder Legislativo: O papel das Comissões e da Participação”, também no plenário da Câmara. O objetivo foi entender o papel da Comissão de Justiça no Poder Legislativo Municipal, através da discussão sobre a participação popular, tendo como mediador, o vereador Donizete Simioni (PT).

A primeira parte do debate foi conduzida pelo Dr. Maurílio Maldonado, procurador da Assembleia Legislativa de São Paulo, seguido do Profº Dr. Milton Lahuerta, docente no Departamento de Antropologia, Política e Filosofia da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp/Araraquara. Para Maldonado “é fundamental que o poder legislativo tenha plena consciência de seu papel na criação de leis constitucionais e qualifique seus parlamentares, articulando sua atuação com a contribuição de instituições de ensino e pesquisa”, disse. “O município de Araraquara destaca-se pelo cuidado na atualização de sua Lei Orgânica.” Já para o coordenador do Laboratório de Política e Governo da Unesp, Milton Lahuerta, “falar em aumento da participação é importante, mas não é suficiente, impõe-se a necessidade de pensar sobre a qualidade da participação”. Ele também enfatizou a necessidade da qualificação política e técnica dos quadros políticos em todas as esferas do poder e dos cidadãos em geral. O próximo tema abordado será “Cultura e economia criativa: impactos do vale cultura”.




Publicado em: 01/09/2014 11:57:01