“Contabilidade nada mais é que um sistema de contas, ou seja, quando cada cidadão retira um extrato bancário e procura compreendê-lo, está realizando uma análise do fluxo financeiro, uma análise contábil”. Assim, de forma didática que Álvaro Guedes iniciou o módulo sobre contabilidade pública do curso Introdução à Administração Pública promovido pela Escola do Legislativo, no Plenarinho da Câmara Municipal, na tarde de 5 de junho.
Guedes explicou as características da contabilidade pública como inexistência de lucro, inexistência de vínculo econômico entre receita e despesas e controle decorrente da execução do orçamento público. De acordo com ele, “responsabilidade na gestão fiscal implica ação planejada e transparente para prevenir possíveis riscos e corrigir desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas”.
Para Guedes o princípio da publicidade é de fundamental importância para o controle social. “Quando esse princípio é cumprido pelo poder público o cidadão pode exercer o direito de fiscalizar, contudo, ainda é preciso percorrer um longo caminho, pois a leitura de documentos como balanços de contas requer conhecimento técnico e isso é um desafio para o cidadão comum”, enfatizou.
Álvaro Guedes é Professor Assistente Doutor do Departamento de Administração Pública da Unesp de Araraquara, onde ministra as disciplinas Contabilidade, Contabilidade Pública e Contabilidade Avançada.
O próximo módulo está marcado para 13 de junho, sexta-feira, às 15 horas. O tema Direitos Humanos e Cidadania será abordado por Patrícia Borba Marchetto, Professora Assistente Doutora do Departamento de Administração Pública da Unesp de Araraquara.
Publicado em: 06/06/2014 19:53:47