A presidente da Escola do Legislativo (EL), vereadora Edna Martins, e a diretora Acadêmica da EL, Alessandra Santos Nascimento, se reuniram na sexta-feira (7) com as coordenadoras pedagógicas e professores do Colégio Objetivo para viabilizar uma parceria institucional que visa a construção do Parlamento Jovem de Araraquara, cujo objetivo é possibilitar aos estudantes uma visão de alguns aspectos da democracia, construindo e socializando, por meio de intervenções na sala de aula, o conhecimento sobre as funções e o cotidiano do Poder Legislativo, para subsidiar a elaboração de projetos de leis pelos próprios alunos e promovendo a experiência da representação política a partir da vivência de um dia de sessão parlamentar. Também nessa sexta-feira, houve uma reunião na Diretoria Regional de Ensino, com a dirigente regional Maria José Serra Vicente Záccaro, para a apresentação da proposta para a rede estadual de ensino.
Pela proposta, inicialmente será oferecido às redes de ensino estadual, municipal e particular o curso “Poder Legislativo: cidadania em expansão”, organizado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara, e voltado aos coordenadores pedagógicos e professores do Ensino Fundamental. O curso será ministrado por especialistas em quatro módulos temáticos: Poder Legislativo, Relações Étnico-Raciais, Inclusão e Diversidade Sexual e Gênero.
Numa fase posterior, será realizado trabalho com os estudantes em sala de aula, em parceria com pesquisadores do Laboratório de Política e Governo da Unesp. A proposta foi muito bem recebida tanto na Diretoria de Ensino quanto no Colégio Objetivo. “É uma iniciativa muito oportuna”, disse Alessandra Ferrari, coordenadora pedagógica do Objetivo. Para Edna Martins, “é importante para o Legislativo qualificar a cidadania, especialmente preparar a juventude, para ampliar a consciência crítica e a participação política”.
Publicado em: 07/02/2014 20:31:04