A vereadora Edna Martins (PV) esteve reunida nesta semana com os novos diretores da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Unesp de Araraquara, com o objetivo de apresentar-lhes uma proposta de parceria entre a Câmara Municipal e a Universidade, para programas que o Legislativo araraquarense realizará na cidade, entre eles a Escola Legislativa, Câmara nos Bairros e Parque Tecnológico. A proposta de parceria e os programas tiveram imediata aceitação da direção da Universidade, que ainda deu uma contrapartida oferecendo parceria bem mais ampla, de forma que a instituição de ensino possa dar uma grande contribuição de seu conhecimento para a sociedade em que está inserida.
Cidade não utiliza do conhecimento da Unesp
O diretor da FCL, Professor Doutor Arnaldo Cortina, livre docente em Linguística, Letras e Artes, e o vice, Professor Doutor Cláudio César de Paiva, Doutorado em Economia Aplicada, lamentaram o baixo aproveitamento do conhecimento e do potencial da Unesp feito pelo município de Araraquara, e ainda deixaram claro o desejo de haver uma grande participação junto ao Legislativo e ao Executivo, com grupos de pesquisas, análise de eficiência de políticas públicas e diversos outros aspectos. “A proposta da Escola Legislativa tem causado entusiasmo nos potenciais parceiros. A cada reunião recebemos diversas ideias e ofertas de ações que efetivamente já existem e são praticadas dentro da Universidade”, apontou Edna. A Escola Legislativa tem o objetivo de proporcionar formação técnica e política de agentes públicos e da sociedade em geral, com ações voltadas para vereadores, servidores da Câmara e da Prefeitura, lideranças comunitárias, entidades e cidadãos interessados em aprofundar conhecimentos sobre política, Poder Legislativo e administração municipal, proporcionando compreensão sobre o papel de cada setor público na sociedade. “Araraquara é privilegiada em ter uma Universidade com formação superior em Ciências Econômicas, Administração Pública, Ciências Sociais, Pedagogia e Letras, e precisa utilizar este conhecimento para construir uma cidade mais justa, humana e com equilíbrio entre desenvolvimento econômico e cuidado com o meio ambiente”, ressaltou Edna.
Parque tecnológico
Outra proposta bem aceita pelos diretores da Faculdade é a instituição de um Parque Tecnológico na cidade. “Temos quase duas décadas de estudos que podem se tornar aliados do município neste momento da implantação do Parque Tecnológico, evitando equívocos, potencializando virtudes, antecipando cenários, atraindo investimentos e proporcionando respostas rápidas, inclusive na preparação do indivíduo para o primeiro emprego ou na qualificação do trabalhador”, aponto o diretor da FCL, Arnaldo Cortina. “A Universidade tem grupos de excelência que podem proporcionar subsídios para que possamos ter um desenvolvimento econômico e social, com a segurança de um conjunto de dados e informações seguras. Não podem ocorrer “achismos” quando se trata da coisa pública”, ressaltou Edna. A parceria será formalizada nos próximos dias com a realização de um evento que anuncie para a sociedade as propostas em construção. Outras parcerias serão construídas com mais instituições de ensino para a implantação da Escola Legislativa na cidade de Araraquara.
Publicado em: 21/02/2013 16:38:24