EL é apresentada a servidores e assessores da Câmara

Em reunião realizada às 12h30 da quinta-feira (25), no Plenário da Câmara Municipal, foi apresentada aos servidores da Câmara e aos assessores dos vereadores a Escola do Legislativo (EL) de Araraquara. O encontro foi aberto pelo presidente da Câmara, vereador João Farias (PRB), que falou sobre o processo de construção da EL, agradecendo o empenho da Comissão Especial de Estudos nomeada para a criação da EL, presidida pela vereadora Edna Martins (PV) e tendo como membros os vereadores Farmacêutico Jeferson Yashuda (PSDB), Donizete Simioni (PT), Elias Chediek (PMDB). João Farias apresentou também as diretoras da EL, Alessandra Nascimento (Acadêmica), Ana Paula Marie Kuwara (Executiva) e Silvia Maria Gustavo (Memorial).

A presidente da Comissão que criou a Escola do Legislativo, vereadora Edna Martins, agradeceu a contribuição de todos que colaboraram com o projeto e informou que a EL visa tanto à qualificação interna de vereadores, servidores e assessores, quanto à qualificação externa com a oferta de cursos, palestras e seminários. “A Escola do Legislativo já tem intenção de parcerias confirmadas com 18 instituições de ensino, pesquisa e culturais da cidade, além de instituições nacionais e estaduais, além outras câmaras municipais de como as de Taubaté e Limeira, e da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo (ABEL)”, disse Edna.

O vereador Donizete Simioni (PT) fez um pronunciamento sobre a relevância da EL para o município, dando especial atenção ao Memorial, que vai resgatar e preservar a história local.  Durante o processo de criação da EL, Simioni esteve na Câmara Municipal de Taubaté (SP), para conhecer a experiência de implantação da Escola do Legislativo naquela cidade.

Já o vereador Farmacêutico Jeferson Yashuda lembrou da troca de experiências com a Câmara Municipal de Limeira, um dos quatro municípios de São Paulo que já implantaram a Escola do Legislativo. “A criação da EL de Araraquara é uma das iniciativas relevantes que estão sendo tomadas pela Câmara Municipal”, disse o vereador.   Também participaram do encontro os vereadores Dr. Helder (PPS) e Adilson Vital (PV). Atendendo convite da Casa, a psicóloga Yara Giambona fez uma palestra sobre o nascimento de instituições e o valor do comprometimento de todos para o desenvolvimento favorável da EL.

Por fim, foram entregues questionários aos servidores e assessores para se conhecer melhor os anseios e necessidades sobre cursos a serem ofertados e obter sugestões para Escola do Legislativo.

A solenidade de lançamento oficial da Escola do Legislativo de Araraquara será realizada no próximo dia 2 de agosto, às 19 horas, no Palacete das Rosas “Paulo de Arruda Corrêa da Silva”, com a presença de autoridades, parceiros, convidados e com a palestra “A reinvenção do Poder Legislativo: Escolas Legislativas em foco”, ministrada pelo Diretor Presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, Roberto Lamari.

Publicado em: 25/07/2013 20:42:12