A vereadora Edna Martins (PV) e a diretora acadêmica da Escola do Legislativo de Araraquara, Alessandra Santos Nascimento, participaram na noite da quarta-feira (13) da XII Jornada Pedagogia da Unip, cujo tema geral foi “Atuação do pedagogo em ambientes não escolares: desafios e perspectivas”, realizada entre os dias 11 e 13 de novembro, no anfiteatro da Unip campus de Araraquara. Na abertura da Jornada, foi realizada uma surpreendente apresentação musical em Libras dos alunos do curso de Pedagogia, sob a orientação da professora Juliane Corradi Pastre, em homenagem ao Centenário do poeta Vinícius de Moraes, que encantou a todos. Juliane também é tradutora e intérprete de Libras na Câmara Municipal de Araraquara.
Na sequência, tendo como mediadora a Profa. Dra. Suselaine Zaniolo Mascioli, foi proferida a palestra “Escola do Legislativo: novas experiências de formação” pela presidente da Escola do Legislativo de Araraquara e doutora em Linguística pela Unesp, vereadora Edna Martins, e pela diretora Acadêmica da Escola do Legislativo, Alessandra Nascimento, que é doutora em Sociologia e especialista em Governança e Novos Arranjos de Gestão, pela Unesp. Na abertura da palestra, Edna falou sobre os projetos da Câmara Municipal de Araraquara para ampliar a participação popular e a qualificação do Legislativo, citando como exemplos a Sessão Cidadã e a Escola do Legislativo de Araraquara, a quinta a ser criada no estado de São Paulo. “A EL surgiu em Araraquara com mais de 20 parceiros, envolvendo instituições de ensino, de ensino e pesquisa, instituições culturais e órgãos públicos. Nosso objetivo consiste em promover o conhecimento sobre a política em diferentes frentes: na qualificação da intervenção dos vereadores e formação de funcionários e assessores da Câmara, todos envolvidos no processo legislativo; na educação política dos cidadãos em geral, além de contribuir para o resgate da memória política e cultural da sociedade araraquarense”, disse Edna. Já Alessandra disse que a Escola do Legislativo de Araraquara é uma instituição que veio para ficar, fundamentada na ideia de expandir a cidadania e promover o protagonismo político dos cidadãos. Expôs que a Escola do Legislativo pode ser situada como parte do processo da educação corporativa presente no país, e que se coloca como desafio tornar-se uma Escola de Democracia.
Ao final da palestra, Alessandra doou à biblioteca da Unip um exemplar do livro de sua autoria, intitulado “Fernando de Azevedo: dilemas na institucionalização da Sociologia no Brasil”. “Este livro é resultado da minha tese de doutorado. O pensador Fernando de Azevedo é um ícone da educação brasileira, presente entre os anos de 1920 e 1960 como um construtor de instituições democráticas no país”, disse Alessandra.
Publicado em: 14/11/2013 15:08:13