Vereador quer proibir testes em animais

Após o episódio da retirada de cães que sofriam maus-tratos do laboratório do Instituto Royal, em São Roque, e sabendo que estes tipos de testes ocorrem em diversos lugares, o vereador William Affonso (PDT) protocolou projeto de lei, que será apresentado na Sessão Ordinária de 29 de outubro, proibindo empresas localizadas na cidade de realizar testes utilizando animais.

De acordo com o parlamentar, no Brasil é muito comum a utilização de animais, como cães, gatos e macacos, em experiências científicas, principalmente nos testes para medicamentos coadjuvantes na cura do câncer, além de antibióticos e fitoterápicos da flora brasileira, feitos a partir de moléculas descobertas por brasileiros. Em Brasília, no dia 22 de outubro, cerca de 150 parlamentares federais assinaram uma declaração “Liberte-se da Crueldade”, da Humane Society International, expedida por um grupo de proteção animal ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) pedindo a proibição dos testes em animais no território nacional. O Concea é um órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia com autoridade para proibir os procedimentos. “Só para termos uma dimensão, vários países como a Itália já não fazem mais experimentos com animais, o presidente da Itália junto de seus ministros já aboliram a prática. No Brasil continua”, disse o vereador.

Publicado em: 25/10/2013 23:14:15