Vereadora homenageia Sindicato dos Metalúrgicos

Gabriela Palombo (PT) é autora da indicação do projeto de que dá título de reconhecimento público à entidade

A vereadora Gabriela Palombo (PT) fez a indicação à Mesa Diretora para a concessão do Título de Reconhecimento Público ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Araraquara. A solenidade está marcada para segunda-feira (28), às 19h30, na Câmara Municipal.

A parlamentar destaca que o sindicato foi fundado em 27 de outubro de 1963, após assembleia liderada por Renato Mathias, que presidiu o sindicato até o final de 1976. “Eles sentiram a necessidade de organizar a categoria para melhor amparar os seus interesses profissionais, lutar pelos seus direitos e para alcançar melhores salários e conquistar novos direitos”, afirma.

Gabriela ressalta que, desde a fundação, o Sindicato dos Metalúrgicos “pautou-se pela luta intransigente na defesa dos direitos e garantias dos trabalhadores, pela renovação de valores na sociedade, pela distribuição de renda, pelos direitos humanos e contra qualquer tipo de opressão ou de discriminação”.

Ela lembra ainda da luta contra a ditadura militar, pela anistia política, pela liberdade de organização sindical e pelo direito de greve. “É um sindicato que jamais abriu mão de seus princípios de independência religiosa e política. Participou de todas as lutas da categoria e atuou em todas as campanhas salariais e foi decisivo para grandes conquistas dos trabalhadores”, diz.

Pela Gabriela, “é uma honra poder indicar o Titulo de Reconhecimento Público ao Sindicato dos Metalúrgicos; são 50 anos de lutas, uma história inteira dedicada ao  trabalhador, valorizando dia a dia uma categoria tão importante para a sociedade. É uma autuação voltada para a luta da classe; a história continua a ser traçada”.

Publicado em: 25/10/2013 22:57:59