Na 'Casa do Médico', homenagens de Araraquara a ilustres figuras da Medicina

Propostas foram do vereador Dr. Helder
Visualize fotos

O vereador João Farias (PRB) presidiu na noite da quinta-feira (17) na Casa do Médico, a sessão solene em homenagem ao Dr. Antonio Ângelo Longo, com a entrega do Diploma de Honra ao Mérito; Doutor Segundo Amarille Salezzi Fiorani, que recebeu o título de “Cidadão Araraquarense”; e ao Dr. Carlos Fernando Camargo, homenageado com o título de “Cidadão Benemérito. Presentes à sessão de homenagem de iniciativa do vereador Dr. Helder, Delorges Mano, representando o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), vereadores  Farmacêutico Jeferson Yashuda (vice-presidente – PSDB), Willian Affonso (1º secretário – PDT) e Elias Chediek (PMDB).

Na abertura da sessão o presidente João Farias destacou o valor da homenagem enfatizando que na véspera do Dia do Médico era uma alegria, em nome destes três grande médicos, prestar uma homenagem à toda categoria do Brasil. “Pela nobreza da profissão os médicos hoje são a categoria profissional mais cobrada e exigida do País. Se é verdade que são muito cobrados, é verdade também que a reciprocidade da valorização destes profissionais não esta à altura da capacidade e do potencial que eles têm a oferecer para a sociedade. Uma homenagem como esta serve também para dizer às autoridades, para os governos federal, estadual e municipal que mais que a gente precisar do programa Mais Médicos, que é válido para locais onde não existem médicos, é muito mais importante que o Brasil entenda que esta categoria é essencial para o bem estar da Nação. Esperamos que um dia possamos estar aqui reunidos para comemorar o Dia do Médico e dizer que cada médico e cada médica deste País tem o reconhecimento verdadeiro e sincero que deveriam ter das autoridades”.

Autor da proposta de concessão do Diploma e Títulos, o vereador Dr. Helder falou que sempre tivera o sonho de, por meio de instituições, poder homenagear um dia colegas que são verdadeiros exemplos da profissão médica. “Eleito vereador tive o privilégio de realizar este sonho. Como médicos, não poderíamos estar tão bem representados que por estes três profissionais que têm uma longa história na cidade.”

O Dr. Antonio Ângelo Longo que além das atividades relacionadas á área de nefrologia, trabalhou na implantação da Auditoria Médica da Unimed-Araraquara, foi por 25 anos médico do ambulatório do Iamspe, 10 anos médico da Fábrica de Meias  Lupo, atendendo ainda no Posto de Saúde da Vila Melhado, desde sua chegada a esta cidade lutou para a implantação de uma Unidade de Diálise, seguramente seu grande objetivo de vida concluído com sucesso, graças a recursos próprios, em 17 de maio de 1987.

O Dr. Segundo, com o é conhecido, mineiro de Moçambo, fundador e responsável pelo serviço de Urologia da Santa Casa de Misericórdia, durante sua vida acadêmica desenvolveu pesquisa, teve artigos publicados de grande importância para esta área, detém o título de pós-graduação em Urologia da Sociedade Americana dos Estados Unidos da América e tese de Doutorado defendida na Unicamp em 1973.

Superintendente da FunGota desde agosto de 2012, membro da diretoria da Associação Paulista de Medicina – Regional de Araraquara por duas gestões o Dr. Carlos Fernando Camargo cursou a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, efetuou residência médica na Clínica Infantil do Ipiranga e é pós-graduado em Medicina do Trabalho e Administração Hospitalar, iniciou suas atividades em Cirurgia Pediátrica em 3 hospitais na cidade, foi coordenador técnico dos Pronto Socorros da Vila Xavier, Santa Angelina e Central e membro participante do 1º Pronto Socorro Infantil instalado no Hospital São Paulo junto com oito pediatras.

As homenagens do Poder Legislativo também foram direcionadas em forma de flores, entregues pela Dra. Maria Regina Chediek à senhora Renata Morabito de Oliveira Santos Longo, Dra. Marcia Lia à senhora  Maria Helena dos Santos Salezzi Fiorani e senhora Greice Fernandes à senhora Aparecida Arêas Camargo.




Publicado em: 22/10/2013 09:19:45