Vereadora defende políticas ambientais

Edna Martins (PV) representa a Câmara em ato de entrega de veículos à Secretaria de Meio Ambiente
Visualize fotos

A vereadora Edna Martins (PV) representou a Câmara Municipal no evento de entrega de quatro motos à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizado na manhã de sexta-feira (11) na sede da Secretaria, no Jardim Primavera.

Também participaram do ato os vereadores Farmacêutico Jéferson Yahsuda (PSDB), representando o deputado estadual Roberto Massafera (PSDB), Jair Martineli (PMDB), Adilson Vital (PV), Roberval Fraiz (PMDB) e Dr. Helder (PPS), além dos secretários municipais Orlando Mengatti Filho, o Nino (Governo), e Arary Ferreira (Educação), Fernando César Câmara, o Galo, representando a deputada estadual Regina Gonçalves (PV), e outros representantes do governo e da população.

Os veículos foram adquiridos com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, no valor total de R$ 30,8 mil. As motos serão utilizadas nas ações de fiscalização, principalmente em relação a incêndios criminosos verificados na área urbana do município. Falando em nome da Câmara Municipal, a vereadora Edna Martins enalteceu as políticas públicas do governo do prefeito Marcelo. “A Secretaria de Meio Ambiente tem um papel fundamental no sentido de aumentar a conscientização da sociedade e promover o desenvolvimento com sustentabilidade. Esses veículos vão contribuir para otimizar as atividades de proteção ambiental desenvolvidas pela secretaria”, disse a vereadora. Em seu pronunciamento, o secretário municipal de Meio Ambiente, José Antonio Delle Piagge disse que “a partir de agora, vamos poder dividir as ações por setores da cidade com uma nova dinâmica de trabalho”. Marcelo destacou a série de realizações da Prefeitura no setor durante o seu governo, principalmente após a criação da Secretaria, e elogiou o trabalho da equipe de funcionários da pasta. “É muito importante aumentar as ações de fiscalização ambiental, embora o objetivo maior seja a conscientização sobre a necessidade de proteção”, enfatizou o prefeito. Nos últimos quatro anos e meio, destacam-se diversas ações ambientais em Araraquara como o reflorestamento do Parque Pinheirinho com o plantio de 43.500 mudas nativas, criação da Biblioteca Municipal Ambiental Verde Azul, implantação da política de educação ambiental incluindo projetos para a 3ª idade e da Cartilha Ecológica na rede municipal de ensino através da Secretaria Municipal de Educação, além do IPTU Verde. Foram entregues ainda melhorias e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e o Sistema de Secagem de Lodo. Também foram realizadas obras e recuperadas as Áreas de Preservação Permanentes (APPs) nos córregos Ribeirão das Cruzes, Tanquinho, Vieira, Água Branca, Marivan, Serralhal, Martins e Paiva, trechos do Ribeirão do Ouro, afluentes do Ribeirão das Cruzes e do Ouro, e das nascentes Tanquinho, Caixa D´Água e Água Branca, entre outras.

Neste mesmo período, Araraquara conquistou quatro prêmios Município Verde Azul (2009, 2010, 2011 e 2012), e três troféus “Franco Montoro”, pela melhor colocação no ranking ambiental entre os municípios que fazem parte da bacia hidrográfica do Tietê-Jacaré. Os prêmios são instituídos pelo governo do Estado de São Paulo para incentivar essas políticas.




Publicado em: 14/10/2013 18:53:14