Anunciada primeira seção eleitoral em um assentamento no Estado

Funcionários do Cartório foram até o Bela Vista anunciar datas para regulamentação do título de eleitor

Acompanhados pelo vereador Edio Lopes (PT), Clayde Silva, chefe substituta, e Luís Fusile, estagiário, do Cartório Eleitoral da 13ª Zona Eleitoral de Araraquara, visitaram o Assentamento Bela Vista para iniciar a regularização dos eleitores e efetivar uma Seção Eleitoral, a primeira em um assentamento no Estado de São Paulo. O grupo foi recebido pela professora Camila Mazzeu, coordenadora pedagógica da Emef “Prof. Hermínio Pagotto”, na tarde da quarta-feira (9).

Clayde e Fusile levaram informações sobre o funcionamento do Cartório. Para Clayde, a seção eleitoral no Assentamento será “um instrumento de fortalecimento da participação popular no processo eleitoral e de cidadania, facilitando o acesso ao direito do voto a cidadãos que possam estar fora das eleições”.

Lopes intermediou a visita a pedido de assentados. “Eles me disseram que muitos não votavam, pois encontravam dificuldade de locomoção”. Na opinião do vereador, a iniciativa “fortalece e valoriza a comunidade assentada, já que será a primeira seção eleitoral de um assentamento no Estado de São Paulo”. Para ele, “as eleições são a grande festa da democracia e o assentamento precisa ter seu direito de participar garantido”.

Para que os assentados possam votar nesta nova seção eleitoral já em 2014 é preciso que transfiram o título eleitoral e regularizam a situação. Para isso haverá um mutirão que levará os assentados até o Cartório Eleitoral. O mutirão ocorrerá nos dias 29 e 30 de outubro, das 13h30 às 19h15. Os assentados deverão portar documento de identificação (RG, carteira profissional, certidão de nascimento ou casamento, a carteira de motorista não será aceita para novos eleitores), CPF e comprovante de endereço recente, se houver, e comprovação de quitação do serviço militar para homens entre 18 e 45 anos de idade que ainda não tenham o título ou que ficaram muitas eleições sem votar. Caso o assentado não consiga participar do Mutirão, ele terá até o dia 5 de maio de 2014 para regularizar seu título de eleitor junto ao Cartório Eleitoral. Lopes informa que o assentamento conta com mais de 200 famílias e a previsão, junto ao cartório, é fazer a inédita seção eleitoral contar com 400 eleitores.

Assessoria de gabinete do vereador Edio Lopes (PT)

Publicado em: 14/10/2013 18:48:23