Líder estudantil defende suspensão do leilão do campo de Libra

O presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) do Centro Universitário de Araraquara (Uniara), Walter Strozzi Filho, fez um pronunciamento na Tribuna Popular da Câmara Municipal na Sessão Ordinária de terça-feira (1º) para divulgar o lançamento do Comitê Municipal “O Petróleo É Nosso”, previsto para acontecer na quinta-feira (10), com o objetivo de defender a suspensão do leilão do campo de Libra da reserva do Pré-Sal.

O líder estudantil disse que o campo de Libra é o maior poço de petróleo já descoberto pela humanidade. “Possui, no mínimo, dez bilhões de barris, quantidade maior do que todo o petróleo já explorado no Brasil desde a fundação da Petrobrás. Sua exploração significará a passagem do Brasil do 14º lugar na lista de produtores de petróleo para a 2ª colocação, à frente da Venezuela, do Irã, do Kuait e atrás somente da Arábia Saudita”.

Strozzi Filho comentou que a Petrobrás possui todas as condições necessárias para a exploração e questionou qual seria a razão para dividir a riqueza nacional, “se podemos ficar com ela integralmente e utilizar tais recursos para desenvolver o Brasil e melhorar a vida da população?”

Ele argumenta que “todos sabem da intenção das empresas transnacionais de apoderarem-se das reservas de Libra. Os recentes episódios de espionagem patrocinada pelo governo dos Estados Unidos se deram com o claro interesse de abocanhar o campo, numa clara afronta à soberania da nação. E muito bem fez a Presidente Dilma de reagir contra tal agressão, suspendendo a viagem aos EUA. Para ser coerente, deve suspender o leilão”, declarou.

O líder estudantil afirmou que “o edital formulado pela Agência Nacional do Petróleo é uma afronta aos interesses nacionais, pois contraria diversos artigos da Lei nº 12.351/10, que simplesmente foram ignorados pelo edital de leilão do campo de Libra, desrespeitando as leis e a Constituição, entre as quais a obrigatoriedade da participação da Petrobrás como parceira das empresas que adquirirem campos, os mecanismos de partilha e outros, alterados pela ANP com a intenção de facilitar a entrega de Libra”.

Por fim, o estudante lembrou a campanha “O petróleo é nosso”, realizada há 60 anos, que resultou na construção da Petrobrás, e convocou as forças vivas de Araraquara a se somarem ao Comitê. “Nossa proposta é que a exploração do campo de Libra seja entregue unicamente à Petrobrás, como permite o artigo 12 da Lei nº 12.351/10, certos de que esta solução é a que garante os interesses da soberania nacional e do povo brasileiro”.

Publicado em: 01/10/2013 23:40:29